Servidores

Comissão dá continuidade a diálogos sobre paralisação de servidores

Comissão Interna de Mediação Organizacional para o período de greve se reuniu na Sala de Atos da Reitoria

Publicada por Ester Macedo em 24/04/2024 Atualizada há 1 semana, 1 dia

Servidores do IFRN, representantes da gestão e do Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), seções sindicais Natal e Mossoró, realizaram, na manhã de 24 de abril, nova reunião da Comissão Interna de Mediação Organizacional para o período de greve.

A reunião aconteceu na Sala de Atos da Reitoria, com participações presenciais e on-line e coordenação da diretora de Gestão de Pessoas do Instituto, Lorena Faustino.

Durante a reunião, foram discutidos temas como Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC), acordo de greve e pós-graduação.

Os servidores concordaram em iniciar as discussões relativas ao acordo de greve, com a construção de um protocolo de intenções que busque privilegiar a compensação do período de greve de forma qualitativa (entrega dos serviços na medida do possível e conforme a natureza da atividade). Lorena Faustino destacou a importância de acompanhar a legislação relativa ao momento de greve para possíveis mudanças durante o processo de construção do acordo.

Em relação ao ProITEC, o Sinasefe vai analisar a possibilidade de adicionar a realização do Programa aos serviços essenciais. O objetivo é garantir a oferta do curso de fortalecimento do ensino aos estudantes de escolas públicas que pretendem se preparar para o exame de seleção para os cursos técnicos integrados ao ensino médio. “É uma ação institucional que tem história e se confunde com a própria história do IFRN. Inclusive, é um ano em que o Programa passará por uma mudança e os estudantes de escolas públicas poderão ter uma bonificação de fato no processo seletivo”, explicou a pró-reitora de Ensino, Anna Catharina Dantas, sobre a importância de ser considerado serviço essencial.

Comissão Sinasefe

Próximos passos

Sobre a pós-graduação, a coordenadora-geral do Sinasefe Seção Mossoró questionou a manutenção das atividades dos cursos stricto sensu (mestrado e doutorado). A pró-reitora de Ensino explicou que a recomendação do Comitê de Ensino foi pela manutenção das atividades relacionadas aos prazos legais e de orçamento: “neste caso, observamos especificamente os prazos para a avaliação quadrienal da Capes”. Os servidores presentes na reunião agendaram uma reunião para a próxima terça-feira (30) a fim de discutir esse tema.

Além desse encaminhamento, o Sindicato reforçará junto aos servidores o informe com as orientações sobre período de greve, além de enviar ofício ao Gabinete da Reitoria com a minuta do protocolo de intenções e os textos dos dois pontos (9 e 10) a serem atualizados na portaria que aponta os serviços essenciais. O coordenador geral do Sinasefe Seção Natal, Fernando Varela, elogiou a postura da Reitoria e a construção do diálogo frente às situações que envolvem o movimento de paralisação dos servidores.

IFRN
greve