PARCERIA

Módulo Saúde do Suap é tema de capacitação para servidores do IFRR

Ação aconteceu nos dias 26 e 27/11, e foi iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino do Instituto roraimense

Publicada em 29/11/2018 Atualizada há 1 ano, 1 mês

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do Instituto Federal de Roraima (IFRR) realizou, nas últimas segunda e terça-feira (26 e 27 de novembro), uma capacitação de seus servidores das áreas de saúde e assistência estudantil a respeito do Módulo Saúde do Sistema Unificado da Administração Pública (Suap), desenvolvido pelo IFRN. O objetivo da ação foi aprimorar a assistência clínica, facilitar a condução de pesquisas e viabilizar a vigilância ao processo saúde-doença na Instituição.

As servidoras Ideize Medeiros, do Campus São Gonçalo do Amarante, e Janmille Silva, do Campus Nova Cruz, foram encarregadas de conduzir a capacitação sobre este recurso disponível no Sistema. “A partir de agora, a ideia é a gente fazer uma uniformização dos serviços de saúde dentro dos IFs, considerando que somos um serviço de saúde numa Instituição de ensino”, afirmou Janmille.

“Esse momento teve uma grande importância para nós, servidores da saúde, representados pelo GTSaúde, que esteve à frente da construção do módulo”, comentou Ideize. Para ela, isso mostra que está sendo trilhado um caminho semeador de frutos. “O módulo é de grande importância não só para o registro dos pacientes que procuram o serviço, mas também para o planejamento das ações de promoção á saúde, para construção dos relatórios” concluiu.

A equipe capacitada no IFRR consistia de médicos, odontólogos, psicólogos, auxiliares, técnicos de enfermagem e coordenadores de assistência estudantil (CAES/IFRR). Janmille destaca, ainda, a recepção calorosa dos servidores daquele instituto, além de seu enorme entusiasmo pelo aprendizado.

Módulo Saúde do Suap

Permitindo o registro padronizado, a guarda e o processamento dos dados de saúde dos estudantes, a ferramenta funciona como um sistema de informação nessa área. Ideize aponta, ainda, que o contato com o Instituto será mantido: “nos colocamos à disposição para contribuir com a construção da aba de consulta da enfermagem, que é feita pelo profissional de enfermagem.

Na ocasião, também foram citados assuntos como a construção da política de saúde estudantil, regimentos, fluxograma e o manual de boas práticas. Ideize e Janmille também se disponibilizaram para auxiliar na construção dos documentos norteadores do IFRR.

servidores