IFRN conquista medalha de bronze no programa Power4Girls

Projeto inclusão100limites é destaque no cenário nacional

Publicada por Habyner Lima em 10/10/2023 Atualizada há 7 meses, 1 semana

Dos dias 5 a 7 de outubro, foi realizado em Brasília, o encerramento do Programa Power4Girls - Empower to Lead!. A iniciativa é promovida pela Embaixada e Consulados dos EUA em parceria com o Instituto Gloria e apoio da Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), no objetivo de desenvolver o empoderamento feminino através de uma formação que estimula o empreendedorismo, inovação e responsabilidade social para o ambiente de trabalho do século XXI.

O Instituto Federal do Rio Grande do norte (IFRN), por meio do Campus Apodi foi representado pelo projeto “Inclusão100limites”, que visa a prototipação de uma cadeira de rodas a qual proporciona a acessibilidade de pessoas cadeirantes ou com mobilidade reduzida em estradas rurais carroçáveis ou de difícil acesso. A equipe é formada pelo orientador José Eric, pela mentora Andreia Santos e pelas alunas Ana Beatriz, Ana Luiza, Lanna Rebeca e Maria Júlia.

Power4Girls - 001

Inclusão100Limites

A iniciativa conquistou a medalha de bronze, atendendo com nota máxima os critérios de premiação: Problema bem definido, solução proposta, inovação do protótipo e escalabilidade do produto. A estudante do Curso Técnico Integrado em Agropecuária, Ana Beatriz Alves, conquistou o título de destaque “Garota Power” na competição, garantido após seis meses de avaliação a partir dos critérios de pontualidade, presença, responsabilidade, cooperação, atitude e participação em eventos.

O orientador José Eric comemorou a participação e conquistas do projeto tendo em vista serem os primeiros no âmbito do instituto, em uma competição que contou com avaliadores representantes das multinacionais Google, Damarest e Amazon: “Estou muito satisfeito e feliz com os resultados, conseguimos diversos feitos ao decorrer da atividade, fomos o Campus mais premiado no evento, no projeto alcançamos o pódio, obtendo nota máxima pela comissão avaliadora. Ao longo da trajetória muitos desafios podem ser observados, mas destaco como a principal o fator intensidade para o desenvolvimento do projeto em curto prazo de tempo. Nesses 6 meses as meninas tinham que conciliar os webinars promovidos pela embaixada, as reuniões de mentoria semanal, desenvolver o protótipo, participar das palestras promovidas de capacitação e conciliar tudo isso com os trabalhos e provas académicas”, comentou o servidor.

Power4Girls 002

Capacitação

Durante o programa a comitiva passou por intensas qualificações promovida pela embaixada americana em educação financeira ministrada por Nathalia Arcuri, CEO do Me Poupe, além de ações voltadas ao empreendedorismo, marketing, oratória e mídias sociais.

Competição
acessiblidade