Robótica

Alunos do CNAT brilham na Competição Latino Americana de Robótica

O evento foi em Salvador, de 7 a 12 de Outubro

Publicada por Romana Xavier em 19/10/2023 Atualizada há 7 meses

Os talentosos estudantes do Campus Natal Central do IFRN, integrantes da equipe Caju Makers, participaram com destaque na Competição Latino Americana de Robótica, realizada em Salvador, de 7 a 12 de outubro.

Nomeados em homenagem ao icônico maior cajueiro do mundo na praia de Pirangi, a equipe Caju Makers mostrou sua habilidade, paixão e compromisso com a robótica. Enfrentando duros desafios, os estudantes conquistaram o quinto lugar no torneio, alcançando as quartas de final, na qual foram eliminados pela equipe que veio posteriormente a se tornar campeã da competição.

O desempenho exemplar da equipe Caju Makers é motivo de orgulho, pela superação de obstáculos na competição e oportunidade de interagir com estudantes de todo Brasil e México. Durante o evento, os alunos aprimoraram suas habilidades de Comunicação, intercambiaram experiências e expandiram seus horizontes ao falar outros idiomas.

Além de sua participação brilhante na Competição Latino Americana de Robótica, a equipe Caju Makers apresentou um trabalho na Mostra Nacional de Robótica, destacando sua inovação e conhecimento em robótica através do projeto de pesquisa “Camaleão Robô para Ensino de Cores”. Os alunos também contribuíram para a comunidade acadêmica, com a submissão de um artigo científico no Workshop de Robótica Educacional, demonstrando seu compromisso em avançar o campo da robótica.

João Paulo, um dos competidores da equipe, expressou sua satisfação pelo feito notável alcançado. Ele enfatizou que, mesmo sem conquistar o título, a equipe se considera campeã, dado o espírito de cooperação e amizade que construíram durante a competição. Para Elson Augusto, outro membro da equipe, a verdadeira vitória está na jornada de aprendizado e nas conexões feitas com colegas de todo o continente.

A professora orientadora da equipe, Sarah Rossiter, desempenhou um papel fundamental ao guiar os alunos e ajudá-los a alcançar esse sucesso notável. Seu apoio e liderança foram cruciais na preparação da equipe para essa competição desafiadora.

O Campus Natal Central do IFRN aplaude os esforços e realizações da equipe Caju Makers, destacando o comprometimento dos alunos em levar o nome da instituição a novos patamares na robótica e na educação. A participação na Mostra Nacional de Robótica e a contribuição no Workshop de Robótica Educacional solidificam ainda mais o status da equipe como líderes na área de robótica.

CNAT
Robótica