Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Reconhecimento

IFRN é destaque no II Concurso Nacional de Redação da SBQ

Texto vencedor destaca a importância da Ciência Química como agente de transformação social, econômica e ambiental

Publicada por Max Praxedes em 21/03/2024 Atualizada há 1 mês

No segundo Concurso Nacional de Redação realizado pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ), a estudante Lívia Araújo dos Santos e o professor Gutto Raffyson Silva de Freitas, ambos do Campus Currais Novos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), foram os vencedores, com o ensaio "A Ciência Química no rompimento da inércia social, econômica e sustentável do Brasil".

O texto vencedor destaca a importância da Ciência Química como agente de transformação social, econômica e ambiental. Utilizando exemplos concretos, como a aplicação da fitorremediação para combater a contaminação ambiental em comunidades vulneráveis, os autores demonstram como o conhecimento científico pode ser colocado em prática para promover mudanças significativas na realidade brasileira.

Além disso, a redação ressalta o papel da Química na promoção da sustentabilidade, destacando a bioeconomia como um modelo de produção capaz de conciliar desenvolvimento econômico e preservação ambiental. Inovações como embalagens biodegradáveis e a reciclagem de elementos químicos presentes em dispositivos eletrônicos são apontadas como exemplos do potencial da Química para impulsionar uma economia mais sustentável e competitiva.

Os autores enfatizam, ainda, a necessidade de investimentos em educação e pesquisa científica para que o Brasil possa aproveitar todo o potencial da Ciência Química. Propõem a realização de eventos e iniciativas de divulgação científica, em parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Ministério da Educação, como forma de estimular o interesse pela ciência e fomentar a inovação no país.

Reconhecimento do talento e dedicação

A estudante Lívia Araújo, que cursa o Técnico Integrado em Alimentos, conquistou, pela segunda vez, o primeiro lugar na etapa nacional do concurso: "É incrível. Posso dizer que o IFRN contribuiu muito para a minha jornada acadêmica, a partir da excelente equipe de profissionais e da minha inserção no meio científico", destacou.

De acordo com o professor Gutto Freitas, desde 2022, os Grupos de Química e Língua Portuguesa do Campus de Currais Novos, com a colaboração dos professores Mayara Pinheiro, Jahynne Dantas e Rafael Ventura, têm incentivado os estudantes a participar do Concurso de Redação da SBQ: "Para nossa alegria e surpresa, mais uma vez Lívia ficou em primeiro lugar na etapa nacional da rede pública. Espero que este resultado estimule ainda  mais nossos estudantes a escrever sobre o papel da Química na sustentabilidade e neutralização das desigualdades", ressaltou.

"A conquista de Lívia Araújo e do professor Gutto Freitas é um reconhecimento não apenas do talento e dedicação desses estudantes e educadores, mas também do potencial da Ciência Química como ferramenta para construir um Brasil mais justo, próspero e sustentável", disse o reitor do IFRN, professor José Arnóbio.

Acesse:

Palavras-chave:
Sociedade Brasileira de Química
Campus Currais Novos
Concurso
Redação
Ciência

Notícias relacionadas