Processo Seletivo

Publicado Edital para seleção de bolsistas do projeto Gestão Digital de Processos Curatoriais

Inscrições abertas até o dia 07 de janeiro de 2024

Publicada por Cecilia Alves em 29/12/2023 Atualizada há 4 meses, 1 semana

Nesta sexta-feira (29), o responsável técnico do Laboratório Multiusuário de Pesquisa em Redes e Sistemas Computacionais (NOCS-Lab), no uso das atribuições legais e normativas, torna pública a abertura do período de inscrições para a seleção de bolsistas e cadastro de reserva para estudantes regularmente matriculados nos cursos de pós-graduação, graduação e técnico de Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) ou Universidade, com a finalidade de atuar no projeto Gestão Digital de Processos Curatoriais desenvolvido pelo NOCS Lab. O edital visa a seleção de nove estudantes e possui a validade de seis meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses.

Os alunos selecionados deverão, no âmbito do projeto, desenvolver atividades de acordo com os dois perfis solicitados. O primeiro perfil irá atuar no no apoio ao desenvolvimento de tecnologias WEB, que trabalham com integração de sistemas e uso de aplicações em nuvem no contexto WordPress, com um total de seis vagas. O valor da bolsa do primeiro perfil será de R$1.200,00. Já para o segundo perfil, o bolsista deve proceder o levantamento da documentação física produzida no curso de gestão de acervos, organizar informações em planilhas e materiais de referência sobre gestão museológica. O valor da bolsa para este segundo perfil será de R$2.100,00. O candidato para o primeiro perfil deve ter disponibilidade para cumprimento de 20 horas semanais, enquanto para o segundo perfil deve cumprir 16 horas semanais. As atividades estarão descritas no plano de trabalho.

Perfil 01 - Desenvolvedor Full Stack Júnior

Vagas: 6 (20h/semana)

• Estudante de Pós-graduação, Graduação, Técnico em curso reconhecido pelo MEC na Área de Tecnologia da Informação;
  • Conhecimento em Linguagens de Programação (Ex: Python / Ruby / PHP / C# / Java);
  • Conhecimento de Bancos de Dados Relacionais (Ex.: PostgreSQL / MySQL / SQL Server / Oracle);
  • Conhecimento de Ferramentas em Versionamento de Código (Ex.: Git / Github / Gitlab /Bitbucket).

Desejável

• Experiência com PHP;
  • Noções de Desenvolvimento em wordpress;
  • Noções de Docker;
  • Noções de Manipulação de processos ETL (Ex: Apache AirFlow/Pentaho Data);
  • Integration / Talend Studio);
  • Experiência com UI/UX.

Perfil 02 - Pesquisador Júnior da Área Técnica Museologia

Vagas: 3 (16h/semana)

• Pós-graduando, Graduando em História e/ou Museologia;
  • Conhecimento em práticas museológicas, excel.

Desejável

• Experiência em processos curatoriais - tratamento de coleções, preparação de exposições e materiais educativos, alimentação de repositórios digitais;
  • Noções de Arquivística;
  • Noções de Conservação;
  • Noções de Gestão cultural.

Inscrições

As inscrições estarão abertas durante o período de 29 de dezembro de 2023 até 07 de janeiro de 2024, e deverão ser efetuadas pelo candidato, através do endereço eletrônico disponibilizado, devendo o candidato preencher todos os campos e submeter os documentos marcados como obrigatórios.

Processo Seletivo

O processo seletivo se dará em duas fases sequenciais de caráter classificatório e eliminatório. Sendo elas a análise a análise documental com peso 3 e a entrevista com peso 7. O candidato deve acompanhar as fases do processo seletivo através da página do processo seletivo.

Acesse:

Bolsistas