Estudantes do Campus Parnamirim compartilham projeto Escrevendo Juntos

Áudio séries pedagógicas são voltadas às temáticas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Publicada por Ramon Soares em 05/10/2023 Atualizada há 7 meses

O Campus Parnamirim do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), através de estudantes do quarto ano do Ensino Médio Integrado, divulga o projeto de ensino “Escrevendo Juntos - áudio séries pedagógicas aplicadas à produção textual no Enem”. O projeto propõe uma abordagem inovadora e motivadora para o desenvolvimento das habilidades de produção textual dos estudantes do Campus.

Por meio da utilização de áudio séries pedagógicas, a ação busca engajar as alunas e os alunos de forma criativa e dinâmica, proporcionando-lhes uma experiência de aprendizagem diferenciada, conectada com as demandas contemporâneas e alinhada com as exigências do Enem.

As áudio séries apresentam o passo a passo para a produção de um texto dissertativo-argumentativo e abordam temas como: educação, trabalho, direitos humanos, qualidade de vida, saúde e biotecnologia. O desenvolvimento do material foi realizado durante o segundo bimestre na disciplina de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira IV, ministrada pelo professor Dayvyd Lavaniery M. de Medeiros.

Para Samuel Santos, aluno da turma de Mecatrônica, "a produção da áudio série foi uma oportunidade de entender a importância de partilhar conhecimentos para se fixar os conteúdos estudados em sala”. O estudante conta, ainda, que a produção “foi uma forma de sentir-se parte de algo maior que vai além da sala de aula."

Os episódios do projeto podem ser acessados através de uma playlist disponível no YouTube do Campus Parnamirim.

Acesse:

Áudio séries