ELETRÔNICA
Equipe fica entre melhores do RN no Regional de Robótica
Etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica reuniu milhares de pessoas. Alunos conquistaram 6º lugar
Publicada em 24/08/2017 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 03:47

A equipe formada pelos alunos de Eletrônica Anderson da Silva, Anne Caroline Silva, Jorge Brito e Sywldson Moura conquistou o 6º lugar da 11ª edição da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A competição, que reuniu cerca de 60 equipes de escolas públicas e privadas do RN, aconteceu nas quadras do Campus Natal - Central entre os dias 19 e 20 de agosto.
"Ficamos bastante satisfeitos por representar bem o nosso Campus. Foi uma honra ficar entre os melhores do estado", revelou Sywldson.
A OBR abrange duas modalidades competitivas: prática e teórica. Na etapa do fim de semana, na modalidade prática, participaram 198 equipes do Rio Grande do Norte e os competidores tiveram de construir e programar um robô que devia vencer obstáculos para salvar vítimas em um ambiente que simulava um cenário de demolição. Já a teórica compreende a aplicação de uma prova com questões de Física e Matemática, nesta sexta-feira (25), na UFRN. Os primeiros colocados serão premiados com medalhas.
Robótica de cada dia: Projeto Maria
Os jovens hoje participam ativamente do desenvolvimento de estudos em robótica na escola, com encontros diários na sala do Maria - Movimento Aberto de Robótica, Inovação e Automação. Esse projeto existe desde 2015 com a proposta de familiarizar estudantes dos cursos técnicos de nível médio do Campus, na forma integrada, com competições de Robótica.
O nome do grupo foi inspirado no filme alemão Metrópolis (1927), cuja protagonista, Maria, teve um robô construído com a sua aparência no longínquo ano de 2026. Foi o primeiro robô de ficção científica da história do cinema. "Ficamos satisfeitos ao perceber que o nome atraía a curiosidade das pessoas para o laboratório onde realizávamos as pesquisas", revelou o estudante Rohdriggo Cardoso.
O dia-a-dia no projeto conta com estudo, prática e troca de conhecimento entre os participantes. “Atualmente trabalhamos em duas frentes: uma é a montagem do robô, na qual planejamos estratégias para realizar circuitos com o protótipo construído no menor tempo possível; a outra é a pesquisa, quando discutimos os rumos do projeto para a semana com base no estudo e nas ideias dos componentes da equipe” explicou o aluno Gabriel França.
Para fazer parte do projeto, basta ser aluno de qualquer curso técnico de nível médio do Campus e procurar a sala do Maria, localizada no final do corredor administrativo do Bloco A.
Desde o início dos trabalhos, o grupo recebe orientação do professor Pedro Ivo do Nascimento.
A competição
A OBR abrange duas modalidades competitivas: prática e teórica. Na etapa do fim de semana, na modalidade prática, participaram 198 equipes do Rio Grande do Norte e os competidores tiveram de construir e programar um robô que devia vencer obstáculos para salvar vítimas em um ambiente que simulava um cenário de demolição. A etapa selecionou as melhores equipes para representar o RN na etapa nacional, em Curitiba/PR.
Com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do IFRN, e o patrocínio das empresas Robô Ciência e Roboeduc, o evento é voltado para as pessoas que gostam de tecnologia e têm afinidade com robótica. Dessa forma, além de contar com a presença dos competidores, o evento busca difundir a robótica para a sociedade em geral e atrair crianças, adolescentes e adultos para esse universo.
Além da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, o Campus Natal - Central promoveu, no mesmo período, a I Competição de Robótica para nível superior do RN e a I Mostra Nacional de Robótica – regional RN, que contou com 21 projetos de alunos da educação infantil ao Ensino Superior das mais diversas áreas, desde cordéis com a temática da robótica a projetos na área de automação residencial.
A etapa regional da OBR teve mostra de robótica, planetário, exposições de laboratórios convidados e empresas de impressão 3D e kits de robótica, arquibancadas para o público, áreas de treinamento para os inscritos, além de competições de robótica em nível superior, médio e fundamental, gerando um público aproximado de 4.000 espectadores, 208 equipes inscritas, 700 alunos competindo e 71 expositores em 21 trabalhos.
A programação do evento contou ainda com uma apresentação de dança com robôs e um show da física com o professor Amadeu Albino Júnior, conhecido como "o mago da física".
Conteúdo relacionado:
14/12/2016 - Alunos conquistam dois primeiros lugares em competição de robótica
19/10/2016 - Alunas do Projeto Maria participam de competição internacional
11/07/2016 - Alunos representam o estado em fórum científico na Bahia
15/03/2016 - Alunos disputam competição de robótica no Distrito Federal
03/02/2016 - Grupo de estudo desperta interesse dos alunos pela Robótica e já dá resultados