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Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Curso: Doutorado

Doutorado em Ensino (Renoen)

Ano de criação: doutorado aprovado pela Capes em julho de 2020 e homologado em 28 de dezembro de 2020 pelo Ministério da Educação (MEC).
Área de concentração: Ensino, currículo e processos de ensino-aprendizagem
Linhas de pesquisa:

  • I. Ensino, Currículo e Cultura;
  • II. Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática;
  • III. Ensino Tecnológico: práticas e construções curriculares.

Linhas de Pesquisa

I. Ensino, Currículo e Cultura: articula análises e estudos relativos às políticas e práticas curriculares, ao trabalho pedagógico e à formação de professores, assim como as implicações da diversidade e do contexto histórico-social, cultural e ambiental na sociedade contemporânea e no processo educativo das ciências, humanidades e artes. Esta linha de pesquisa permite desvelar questões como as dimensões da experiência escolar (sua estrutura, seletividade e os parâmetros de agrupamento escolar, os tempos escolares, as relações de gênero, étnico-raciais, inclusivas, ambientais, a organização do conhecimento escolar (manuais escolares, organização formal dos conteúdos); a caracterização escolar da aprendizagem (os rituais e usos, a avaliação, os processos disciplinares).

II. Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática: investigações sobre práticas e estratégias didático-pedagógicas no âmbito de espaços educativos diversos (formais e não formais), a partir de bases epistemológicas consistentes que venham a impactar a apropriação de conhecimentos cognitivos e metacognitivos nos processos de ensino e de aprendizagem em diferentes campos do conhecimento em todos os seus níveis (básico, superior e formação de professores). Nesta linha priorizamse pesquisas relacionadas à descrição e análise da prática docente, envolvendo o ensino e a aprendizagem de conceitos, procedimentos, atitudes, competências e habilidades, assim como a formação docente.

III. Ensino Tecnológico: práticas e construções curriculares - destina-se a discussões sobre o ensino tecnológico em todos os seus níveis (básico, superior e formação de professores para o ensino de tecnologia) visando uma discussão sobre as práticas e aspectos curriculares, assim como inovações pedagógicas. Buscando subsidiar investigações sobre o fazer pedagógico em estreita relação entre a ciência e a tecnologia. São focos da linha o ensino de engenharia, a alfabetização científica e tecnológica, a formação integral do indivíduo, as relações Ciências, Tecnologia e Sociedade no Ensino, além de estudos curriculares sobre formações técnicas.

Forma de ingresso

Processo Seletivo