OBG

IFRN Campus Santa Cruz participa da Etapa Estadual da 9ª Olimpíada Brasileira de Geografia

Estudantes se destacam com medalhas de ouro, prata e bronze.

Publicada por Joao Neto em 25/10/2024 Atualizada há 2 dias, 14 horas

A OBG – Olimpíada Brasileira de Geografia tem sido realizada desde 2015 e consta de uma fase nacional, composta de etapas online e presencial e também uma fase internacional. A Olimpíada se desdobra em duas partes: as Etapas Online a nível Estadual (três fases) e a Etapa Presencial, com equipes classificadas por estados. As questões de ambas as fases correspondem a discussões sobre temas relacionados a Geografia Geral, Fundamentos de Cartografia Básica e Aplicada, bem como o uso de Geotecnologias, abordando temáticas previstas nas bases curriculares atuais.

Os/as participantes da Olimpíada Brasileira de Geografia devem ser estudantes regularmente matriculados/as em escolas públicas e/ou particulares do Brasil, no 9º ano do ensino fundamental II até o 3º e 4º ano, se houver, do ensino médio, formando equipe de 3 estudantes, orientados/as por um/a professor/a, sendo esse último responsável pelo processo de inscrição, coordenação e orientação das equipes.

Apesar da olimpíada permitir estudantes entre o 9º ano do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, o nível de dificuldade das questões são de nível intermediário e avançado, devido ao formato de realização (pesquisa e consulta), procurando seguir as diretrizes curriculares nacionais.

A primeira fase online possui 20 questões de múltipla escolha e 1 tarefa;
A segunda fase online conta com 15 questões de múltipla escolha e 2 tarefas;
A terceira fase, por sua vez, tem 5 questões de múltipla escolha e 3 tarefas;

As três primeiras fases on-line ocorreram entre os dias 05 e 23/08.

A 9ª Olimpíada Brasileira de Geografia disponibilizou certificados de medalhas às equipes participantes, baseando-se na classificação por estado das três primeiras fases, bem como o resultado da fase presencial nacional. Dependendo das notas as equipes podiam receber certificado digital de medalhista de ouro, prata ou bronze relacionadas a classificação estadual, referente às três primeiras fases online. Nessa competição são distribuídas um número específico de medalhas de ouro, de prata e de bronze.

Nossos alunos, orientados pelo Prof. Me. Diogo Bernardino Santos de Medeiros, obtiveram os seguintes resultados:

Equipe Machadianos (Ouro)

Leyvison Willian da Silva Santos
Maria Andressa do Nascimento Cruz
Luidgi Emerson de Oliveira Rodrigues

Equipe Geoelite (Prata)

Rafael da Silva Lima
Ávilla jaylle Souza Ferreira
Maria Jainara Da Silva Filho

Equipe GeoSantos (Bronze)

Maria Isabela Pachêco de Melo
Ingrid Gabrielle Pereira da Silva Maia