Internacionalização

Instituto realiza missão internacional para ampliar parcerias em Portugal

A visita teve como objetivo expandir relações do IFRN com Institutos Politécnicos Portugueses

Publicada por Cecilia Melo em 08/10/2024 Atualizada há 2 semanas, 5 dias

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), por meio da Diretoria Sistêmica de Internacionalização (Dint), participou, entre 9 e 19 de setembro, de uma missão internacional às cidades de Santarém e Coimbra, em Portugal. A visita teve como objetivo ampliar as parcerias do IFRN com os Institutos Politécnicos Portugueses.

Durante a missão, foi feita uma visita técnica às instalações das instituições, bem como reuniões do diretor da Dint, Samuel Lima, com o pró-presidente para a Internacionalização do Instituto Politécnico de Santarém, João Samartinho, a pró-presidente para a Internacionalização do Instituto Politécnico de Coimbra, Maria Cardoso, o responsável pela internacionalização da Escola Superior de Educação de Coimbra, Pedro Custódio, e com o interlocutor da parceria entre o IFRN e a Universidade de Coimbra, Luís Alcoforado.

Instituto realiza missão internacional para ampliar parcerias em Portugal

Além do IFRN, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e do Paraná (IFPR) estiveram presentes na visita. O encontro também oficializou a parceria entre o Instituto Politécnico de Santarém e o IFRN, com a assinatura do acordo entre as instituições.

O diretor da Dint, Samuel Lima, conta que essa visita buscou ampliar o envio de estudantes do IFRN a Portugal: “Além de formalizarmos as parcerias com os Institutos Politécnicos, realizamos um estudo, junto ao setor de internacionalização dessas instituições, sobre os investimentos necessários para o custeio do intercâmbio internacional dos estudantes do IFRN nessas cidades. Além disso, também há a perspectiva de ampliar as oportunidades para os servidores que tiverem interesse em desenvolver projetos de pesquisa no âmbito dessas novas parcerias”, disse.

Internacionalização Missão internacional Institutos Politécnicos Portugueses