IFRN promove Fórum para Validação de Diretrizes

Evento ocorreu no dia 23 de outubro, no Campus Parnamirim, e foi transmitido ao vivo pelo Youtube.

Publicada por Renan Gabriel em 25/10/2024 Atualizada há 2 dias, 16 horas

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou, no dia 23 de outubro, o Fórum de Validação das Diretrizes Orientadoras para os Cursos Técnicos Subsequentes. O evento foi realizado no Campus Parnamirim e contou com transmissão ao vivo para todos os campi, através do canal oficial do IFRN no Youtube. “Nosso Campus está aberto para acolher vocês neste Fórum, momento tão importante para a nossa instituição”, saudou Paulo Vitor Silva, diretor-geral do Campus Parnamirim, na abertura do Fórum.

A ação teve como objetivo validar as diretrizes orientadoras para a definição das matrizes curriculares da oferta educacional e elaborar Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) e de Autorização de Funcionamento (PAFC), além de revisar os Planos de Disciplinas Técnicas e Propostas de Trabalho do Ensino Médio (PTDEM).

A organização do Fórum foi coordenada pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), contou com a participação de pessoas de 21 campi do IFRN - entre servidores e estudantes -, além da presença de representantes do Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, profissional e tecnológica (Sinasefe).

Anna Catharina, pró-reitora de ensino, ressaltou: “A partir do Fórum, definimos novas diretrizes, que nos permitem oferecer cursos mais adequados ao mundo do trabalho. Com isso, temos a possibilidade de reduzir a evasão dos nossos estudantes”.

Fórum Validação 2024.2(1)

Programação e Deliberações

Durante o fórum, foram realizadas diversas votações para definir o posicionamento sobre as questões, intercaladas com pausas para lanches e momentos destinados a esclarecimentos entre participantes. As deliberações buscam alinhar as diretrizes curriculares com as novas demandas do setor educacional e as necessidades do mercado de trabalho, acontecendo à formação de profissionais com preparo e adaptação aos cenários atuais.

Um dos principais pontos discutidos foi a redução da carga horária das atividades presenciais nos cursos técnicos oferecidos a distância. A proposta defendida por alguns participantes sugeriu que essa carga passe a ser de 4h semanais, objetivando maior flexibilidade e adaptação ao formato online. Além disso, as práticas profissionais e os projetos integradores foram planejados, buscando-se ampliar a aplicação prática dos conteúdos e a interdisciplinaridade.

Manhã

A programação do Fórum teve início pouco depois das 7h, com o credenciamento, recepção para o público participante e entrega dos materiais. Às 8h, o público foi direcionado ao auditório, onde foram iniciadas as discussões. Pela manhã, foram discutidas diretrizes para cursos técnicos, abordando a carga horária de atividades presenciais em cursos a distância, propondo redução para 4h semanais, além de discussões sobre práticas profissionais e projetos integradores. Às 12h, houve um intervalo para o almoço, retornando às 14h30.

Tarde

Pela tarde, foram discutidas diretrizes para cursos técnicos subsequentes, destacando a importância da acessibilidade e a necessidade de atividades presenciais em cursos EaD. Houve debates sobre a organização curricular e a viabilidade de diferentes durações de cursos, com foco na adequação às legislações vigentes. A ação foi finalizada um pouco depois das 18h.

IFRN Proen tecnico subsequente Fórum