IFRN participou do 3º Fórum Nacional de Acesso ao Ensino Superior

Evento ocorreu na cidade de Diamantina/MG, entre os dias 4 e 7 de setembro

Publicada por Ester Macedo em 10/09/2024 Atualizada há 2 dias, 3 horas

Entre os dias 4 e 7 deste mês, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) participou do 3º Fórum Nacional de Acesso ao Ensino Superior (Fnaes), realizado em Diamantina, Minas Gerais. O evento, promovido por instituições públicas de ensino superior e pela Rede de Educação Profissional e Tecnológica, foi um espaço para discutir temas relacionados a processos seletivos e seus impactos na matrícula, permanência e conclusão dos estudantes.

O encontro contou com a presença de dois representantes do IFRN, que participaram ativamente da programação: o coordenador de Acesso Discente, professor Everaldo Pereira, integrou a mesa-redonda "Nova Lei de Cotas: distribuição, remanejamento e preenchimento das vagas", enquanto o assessor do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), Gilson Junior, participou da mesa-redonda "Ações afirmativas étnico-raciais: heteroidentificação".

Para o assessor responsável pelo debate sobre ações afirmativas étnico-raciais, a Lei de Cotas no IFRN tem o objetivo de reafirmar o compromisso do estado com a equidade, reconhecendo que diferentes grupos da sociedade enfrentaram obstáculos simbólicos e materiais para acessar instituições como institutos federais, universidades e profissões de destaque ou de maior poder, capazes de promover ascensão socioeconômica.

Nesse contexto, o assessor acrescentou: "Ao interseccionar as questões, entendemos que não é possível dissociar raça de classe e percebemos a necessidade de ações afirmativas voltadas especialmente para a população negra, parda, indígena e quilombola. Nesse sentido, as comissões de heteroidentificação cumprem dois papeis fundamentais: combater fraudes de pessoas que acreditam poder ocupar lugares e exercer direitos que não lhes pertencem, e catalisar o processo de letramento e construção da consciência racial da população brasileira".

Fnaes

Sobre o Fórum

O Fnaes é resultado de encontros regionais iniciados na década de 1980, com o objetivo de discutir políticas públicas, metodologias e tecnologias voltadas para o ingresso de estudantes em cursos técnicos e de graduação dessas instituições, além de fomentar debates sobre o acesso e a evasão escolar. Este ano, o fórum foi realizado em parceria entre institutos e universidades federais. Em sua terceira edição, as atividades aconteceram na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), na cidade de Diamantina, Minas Gerais.

Fnaes

IFRN Fnaes Evento