Processo seletivo

IFRN oferece 1000 vagas para Curso de Formação em Sistemas Embarcados

Inscrições estão abertas até 1° de novembro

Publicada por Renan Gabriel em 11/10/2024 Atualizada há 4 dias, 11 horas

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) anunciou, por meio do Edital n°24/2024, do Campus Natal-Zona Leste do Instituto, a abertura das inscrições para o Processo Seletivo Simplificado destinado ao Curso de Formação Inicial e Continuada em Sistemas Embarcados. Ao todo, são oferecidas 1000 vagas: 700 para o polo de apoio presencial em Natal e 300 para o polo de apoio presencial em Currais Novos.

O processo seletivo faz parte do Projeto de Residência em TIC 37 – EmbarcaTech, que visa capacitar alunos nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

As inscrições estão abertas e vão até 1º de novembro, devendo ser feitas exclusivamente pelo Portal do Candidato na aba de Processo Seletivo do IFRN. O resultado final será divulgado no dia 8 de novembro.

Requisitos

Para se candidatar, as pessoas interessadas devem ter 18 anos ou mais, ter concluído o Ensino Médio e atender a requisitos adicionais relacionados a cursos técnicos ou de graduação nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) ou engenharias.

Dentre os critérios de seleção estão: análise curricular, com pontuação baseada em títulos acadêmicos, atividades acadêmicas e o Índice de Coeficiente Acadêmico.

As aulas do curso, que será realizado na modalidade a distância, estão programadas para começar em 18 de novembro de 2024.

Sobre o EmbarcaTech

O EmbarcaTech será coordenado pelo Laboratório de Pesquisa em Informática, Comunicação e Automação (Laica) do IFRN, espaço dedicado a projetos de pesquisa e extensão nas áreas de robótica, sistemas embarcados e tecnologias educacionais.

Este novo programa faz parte de uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex). Além disso, o projeto oferecerá bolsas de estudo para capacitar profissionais qualificados na área de sistemas embarcados, fundamentais para o funcionamento de diversos dispositivos e aplicações cotidianas, desde eletrodomésticos conectados até sistemas automotivos e equipamentos médicos.

Residência tecnológica

Ao término do curso, será realizada uma seleção interna para escolher até 100 alunos para uma residência tecnológica. Esta terá ênfase em projetos práticos, em parceria com empresas do setor, e será conduzida em formato híbrido: online e presencialmente nos polos de Natal e Currais Novos. Os alunos selecionados para a residência receberão uma bolsa mensal de R$ 3.100,00 e participarão de doze meses de formação prática em trilhas avançadas de conhecimento.

IFRN EmbarcaTech Processo seletivo