Evento

Estudantes do IFRN integram fase final da 40ª Olimpíada de Matemática da Unicamp

Quatro equipes de três campi participaram

Publicada por Cecilia Melo em 10/09/2024 Atualizada há 2 semanas, 2 dias

Estudantes do Campus Caicó, Natal-Central e Nova Cruz representaram o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) na fase final da 40ª Olimpíada de Matemática (OMU) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O evento aconteceu nos dias 31/8 e 1º/9 em São Paulo.

Para a fase final da 40ª OMU foram convocadas 225 equipes dos níveis alfa (8º e 9º anos do Ensino Fundamental) e beta (Ensino Médio) de vários estados do país. No Rio Grande do Norte quatro equipes se classificaram, sendo todas do IFRN.

Equipes

O Campus Caicó contou com uma equipe, a “Matematicando Caicó”, composta pelos alunos Thiago Alves de Freitas, Ana Clara Bezerra de Araujo Silva e Godofredo Dantas de Medeiros Maia, e foi orientada pelo professor José Carlos. Já o Campus Natal-Central foi representado pela equipe “Goodfellas”, com os estudantes Matheus dos Santos Costa, João Henrique Ferreira Cardoso e Giordanni Gomes Maciel, orientada pelo professor Dayvid Marques. Por fim, o Campus Nova Cruz levou duas equipes: “Os Pitagóricos Potiguares” com os estudantes Jader Vinicius Gomes Costa, Pedro Henrique Souza Balbino e Renan Almeida Bezerril e “Três Elevado a Zero” com José Juan Silva de Oliveira, Madson Natan Ramalho da Silva e Wágner Matheus da Costa Anísio, ambas orientadas pelo professor Francisco Erivan.

Segundo o estudante do Campus Caicó, Godofredo Dantas, a experiência foi marcante: "Foi algo muito incrível, tive a oportunidade de conhecer figuras da matemática que eu admiro muito, vivi muitas experiências diferentes e me realizei nesse âmbito. Só tenho boas memórias de ter participado da fase presencial", informou.

Premiação

Foram entregues medalhas de ouro, prata e bronze para 56 equipes de escolas públicas e particulares de 12 estados e Distrito Federal. Desse total, 35 equipes também foram premiadas pela qualidade da redação com que apresentaram as soluções para os problemas matemáticos presentes na prova.

De acordo com o professor do Campus Nova Cruz, Francisco Erivan, participar da fase presencial da 40ª OMU proporcionou aprendizados e experiências: “A olimpíada propiciou aos estudantes, por exemplo, conhecer a Unicamp, considerada uma das mais conceituadas do país, e realizar a primeira viagem de avião. Os estudantes ainda participaram de uma prova individual para concorrer às vagas olímpicas da Unicamp. Tudo isso são oportunidades e experiências únicas", disse.

40ª OMU Olimpíada de Matemática da Unicamp