Encontro pedagógico 2024.2 marca início do semestre letivo

Evento ocorreu nos dias 7 e 8 de outubro, na Sala de Atos da Reitoria e foi transmitida pelo Youtube.

Publicada por Renan Gabriel em 08/10/2024 Atualizada há 1 semana, 1 dia

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou, nos dias 7 e 8 de outubro, o Encontro Pedagógico 2024.2, marcando o início do segundo semestre letivo deste ano. A ação foi realizada presencialmente, na Sala de Atos da Reitoria, e contou com transmissão ao vivo para todos os campi do IFRN via YouTube, permitindo a inclusão da comunidade acadêmica.

Com o tema "Redimensionamento curricular e práticas educativas", a ação teve como objetivo refletir sobre a revisão do plano de oferta de vagas e alinhar práticas educacionais às necessidades atuais.

A organização do Encontro foi coordenada pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e pela Diretoria Pedagógica (Diped), em parceria com as diretorias acadêmicas dos campi. A ação contou com a presença de integrantes da gestão sistêmica, como diretores, pró-reitoras e pró-reitores da instituição, além do reitor do IFRN, professor José Arnóbio, que ressaltou: “Estamos aqui alinhados com todos os servidores da nossa instituição pensando no bem da nossa instituição.

Encontro Pedagógico 2024.2

Programação

A programação do Encontro Pedagógico 2024.2 teve início às 9h, com breves discursos do reitor e demais integrantes da gestãopresentes, além da fala do estudante Joaquim Almir, do Campus Natal-Central. Ele ressaltou: “É preciso redimensionar, porque são 115 anos de instituição, que não forma apenas técnicos, mas cidadãos”. Posteriormente, houve uma apresentação cultural do Campus Avançado Jucurutu, trazendo uma amostra da diversidade presente no IFRN. Em seguida, foi realizado um painel temático com a participação da pró-reitora de Ensino, Anna Catharina Dantas, com Amélia Reis, responsável pela Diped, e com mediação de Ana Lúcia Pascoal Diniz, pedagoga na Diretoria. O painel abordou as ofertas educacionais da Instituição, onde foram discutidas estratégias para aprimorar o ensino e a distribuição de vagas nos cursos.

Finalizando a manhã do dia 7, foram abertas as perguntas e apontamentos escritos pelos telespectadores no chat, que foram respondidos por Anna Catharina e Amélia.

No período da tarde começaram as atividades presenciais, nos campi. Nelas foram realizadas oficinas que abordaram temas como inclusão escolar e avaliação da aprendizagem. As oficinas foram voltadas para as necessidades educacionais específicas dos estudantes, promovendo a reflexão sobre práticas pedagógicas inclusivas e eficazes. O objetivo foi oferecer ferramentas para que equipes e profissionais lidem com os desafios da diversidade no ambiente escolar de maneira mais preparada e consciente.

No segundo dia do evento, as atividades contaram com ações presenciais em cada campus, dedicando-se à discussão das desigualdades étnico-raciais e à aplicação de metodologias ativas de ensino.

IFRN Proen Encontro Pedagógico 2024.2