PGD
Comissão sistêmica avalia Programa de Gestão e Desempenho do IFRN
Resultados da avaliação foi apresentado ao Colégio Gestor da Reitoria
Publicada por Ester Macedo em 05/11/2024 ― Atualizada há 1 dia, 6 horas
Na segunda-feira (4), aconteceu uma reunião do Colégio Gestor da Reitoria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) para apresentar o resultado sobre o estudo de viabilidade do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) para setores com possibilidade de jornada adequada, que são: Equipe Técnico-Pedagógica (Etep), Secretaria Acadêmica (Seac), Serviço Social e a Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI).
Essas jornadas adequadas são aquelas em que o serviço deve permanecer aberto por todo o tempo de funcionamento da escola sem interrupção. Nesta jornada, os servidores atuam 6 horas, com revezamento que possibilita o atendimento ininterrupto da sociedade.
Segundo informações repassadas pela comissão, foram apresentados parâmetros quantitativos e qualitativos que validam a participação dos setores estudados no PGD na modalidade de teletrabalho parcial: “temos dados de entregas de ações e atividades executadas durante o estudo piloto conduzido em duas etapas: a primeira de PGD 100% presencial e outra em PGD com 40% de trabalho remoto. Em complemento, também temos resultados das pesquisas de satisfação pré e pós piloto”, explicou.
Após a apresentação, foi aberta rodada de perguntas e respostas para sanar eventuais dúvidas, dar encaminhamentos ou inclusão de sugestões.
Próximos passos
Os resultados do trabalho vão ser apresentados também em 12 de novembro, na Sala de Atos da Reitoria, durante a reunião mensal do Colégio de Dirigentes (Codir), visando o compartilhamento e a avaliação do relatório por parte do colegiado. Paralelamente a isso, acontece também a avaliação jurídica das possibilidades encontradas, com vistas a encontrar o melhor atendimento para a sociedade.
Resultados
A diretora de Gestão de Pessoas, Lorena Faustino, destacou o trabalho realizado pela comissão, ressaltando a complexidade da pesquisa. “Foi um trabalho cuidadoso e de grande volume, que envolveu diversos aspectos, tanto quantitativos quanto qualitativos”. A diretora também explicou que o objetivo do estudo foi avaliar a viabilidade do teletrabalho parcial no contexto do programa de gestão e desempenho, especialmente para atividades relacionadas ao atendimento ao público.
“Os resultados mostraram que, embora a modalidade seja possível em algumas situações, ela só pode ser adotada de forma parcial nestes setores. O impacto positivo dessa mudança reflete na qualidade de vida dos servidores, na satisfação com o trabalho e na maior flexibilidade para conciliar as demandas profissionais com a rotina pessoal”, acrescentou a diretora.
Ainda segundo a comissão, a apresentação do trabalho permitiu apontar resultados positivos para a instituição quanto à potencialidade do desenvolvimento do PGD na modalidade do teletrabalho parcial para setores de atendimento ao público. Também foi dito que tais informações permitirão uma tomada de decisão por parte dos gestores baseada em evidências fundamentadas nesses resultados.
Para o reitor do IFRN, professor José Arnóbio, o processo de pesquisa realizado pela comissão demonstra o engajamento dos servidores do Instituto: “temos servidoras e servidores altamente comprometidos com os serviços de ensino, pesquisa e extensão ofertados pela instituição. Esse é o verdadeiro diferencial do IFRN e tenho certeza que chegaremos na melhor organização para a realização dos trabalhos”, disse.
Integrantes
A comissão, instituída pela Portaria 1203/2023, é formada pelos seguintes membros: presidente da comissão Yuri BIttenkuh, do Campus João Câmara; a diretora-geral do Campus São Gonçalo do Amarante, Luísa de Marilac de Castro Leite; a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Antonia Francimar da Silva; a coordenadora de Atividades Estudantis, Dorineide Joyce Matias Bezerra Silva; a odontóloga e representante da Diretoria de Gestão de atividades Estudantis Janmille Valdivino da Silva; e o servidor Rezembim de Paula Soares.