Reconhecimento

Finalistas nacionais: estudantes do Campus Pau dos Ferros se destacam na Olimpíada Brasileira de Geografia

Fase final acontecerá no mês de novembro, em Campinas, São Paulo

Publicada por Francisco Franca em 11/09/2024 Atualizada há 4 dias, 9 horas

Os estudantes do Ensino Médio Integrado do Campus Pau dos Ferros do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) se destacaram na 9ª edição da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG), ao conquistar a medalha de ouro na fase estadual e garantir uma vaga para a etapa final nacional.

A Olimpíada é composta por uma fase nacional, que se divide em quatro etapas, além de uma fase internacional. As três primeiras etapas estaduais aconteceram em agosto. Durante essa fase, a equipe “Globalizados”, formada pelos alunos André Felipe da Silva Lima, Ana Flávia de Aquino e Rayssa Nichaelly França de Oliveira, destacou-se ao obter a medalha de ouro, assegurando, assim, a classificação para a fase final nacional.

Outras cinco equipes do Campus também se destacaram na etapa estadual, sendo duas com medalhas de prata e três com medalhas de bronze.

Medalhistas do Campus Pau dos Ferros na OBG 2024:

Tipo de medalha Nome da equipe
Ouro Globalizados (classificada para a etapa final nacional)
Prata Los Becarios Exploradores
Prata Tríade de 3
Bronze Bússola Brilhante
Bronze GeoGenius
Bronze Magmáticos

Durante o processo de participação na Olimpíada, os estudantes contam com o apoio dos professores de Geografia do Campus.

É muito gratificante esse resultado, não só pelo aprendizado obtido, mas também pelo destaque que eles conquistaram diante do seleto grupo do estado que garantiu classificação na etapa nacional.

Luciano Vieira Dutra, professor de Geografia do Campus

O aluno Pedro Elói, do Curso Técnico em Alimentos, está participando da OBG pelo segundo e contou sua experiência com a competição:

É a minha segunda participação na Olimpíada. É muito gratificante porque ela estimula à pesquisa. Não tem como a gente responder só com os conhecimentos da escola, então somos estimulados pelos professores a fazer pesquisa, tanto sobre geografia física como a parte mais política dela. Acabamos descobrindo novas fontes e ferramentas para se aprofundar no conhecimento da geografia e também de outras áreas que são relacionadas, como a Biologia, a História e até mesmo a Economia.

Pedro Elói, estudante do Curso Técnico em Alimentos

Empolgada, a estudante Ana Flávia, também do Curso Técnico em Alimentos, integra a equipe finalista e comentou sobre a sua participação na Olimpíada, apontando o apoio dos professores do Instituto:

Esta foi minha terceira participação em uma olimpíada, e eu realmente adoro competir nesses eventos. No ano passado, apesar de não ter chegado à final, conquistei uma medalha de ouro, o que foi uma grande conquista. Estou extremamente empolgada com o resultado deste ano. Quero destacar a importância dos professores nesse processo, especialmente de Luciano, que ofereceu aulas remotas preparatórias que foram fundamentais para nossa preparação, ajudando-nos a entender melhor as questões e a nos sairmos bem.

Ana Flávia de Aquino, estudante do Curso Técnico em Alimentos

Etapa final nacional será em novembro

A última etapa, que será a fase presencial nacional, deverá acontecer de 26 a 29 novembro, na cidade de Campinas, em São Paulo, reunindo as melhores equipes de cada estado do Brasil.

Competição Internacional

Os medalhistas da fase presencial nacional poderão participar da seleção para compor a equipe brasileira na edição 2025 da International Geography Olympiad (iGeo), que será realizada em Bangkok, na Tailândia.

Sobre*

A Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) é uma iniciativa de valorização da ciência geográfica na escola, a qual promove conhecimento, novas experiências e estimula o interesse de alunos e professores em desenvolver suas habilidades em análises e interpretações dos fenômenos geográficos. O objetivo da OGB é criar um espaço de colaboração e possibilitar o crescimento e a difusão de boas práticas de ensino.
*Com informações do site da OBG.

OBG Geografia Olimpíada Brasileira de Geografia OBG 2024 Campus Pau dos Ferros