Reconhecimento

Estudantes do Campus Pau dos Ferros conquistam medalha de ouro em competição nacional da Jornada de Foguetes

Evento aconteceu na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro

Publicada por Francisco Franca em 22/10/2024 Atualizada há 5 dias, 17 horas

Duas equipes de estudantes do Campus Pau dos Ferros do IFRN conquistaram medalha de ouro na etapa final Jornada de Foguetes 2024, evento pertencente à 58ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), realizada no de 14 a 17 de outubro, na cidade da Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.

A fase final (nível 4) movimentou equipes de diversas regiões do Brasil. O seleto grupo de finalistas reuniu as 3 melhores equipes de cada escola. O requisito é que seus foguetes atingissem o lançamento de pelo menos 100 metros de distância. Neste nível, os foguetes foram lançados e movidos por uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio.

Os estudantes foram acompanhados pela Professora de Física, Drª Rafaela Medeiros, que acompanhou as duas equipes compostas por discentes do curso técnico integrado em Informática. Eles fizeram sucesso e conquistaram medalha de ouro, levando também troféus e certificados.

• Equipe Andrômedra: André Ferreira, Adryan Eryk e Francisco Fernandes;
  • Equipe Space X by Nordeste: Augusto Morais e Maria Yasmim.

Os estudantes comemoram: “Uma experiência que ficará marcada em nossas vidas, pois pudemos fugir do cotidiano e conhecer tecnologias inovadoras, ver como os outros fazem e como pensam em soluções para o mesmo problema. Pudemos ver que somos capazes de superar nossos próprios limites”, comenta Francisco Fernandes. O estudante também pontuou sobre a experiência de interação com estudantes de outros estados e culturas: “Também pudemos conhecer um pouco mais da cultura de cada estado lá presente”, complementa Francisco.

Maria Yasmin também relatou a experiência de participação na Jornada: “O sentimento de lançar o foguete, vendo ele cortar o céu e atingir alturas que antes só imaginávamos, foi algo indescritível. Olhar para a imensidão da fazenda ao fundo, o vento no rosto, me trouxe uma sensação de liberdade e conquista que não consigo colocar em palavras".

A Professora Rafaela vibra com a conquista dos alunos: “É muito gratificante, pois a Jornada vai além de um evento científico. Ela oportuniza a aprendizagem em um ambiente estimulante. Muitos tiveram a oportunidade de sair pela primeira vez da sua região, voar de avião e interagir com jovens de tantos lugares e realidades diferentes”. A Professora também comenta a evolução e superação dos estudantes: “Foi incrível acompanhar todo o processo de superação deles até a fase final da competição de foguetes, e ver como a educação pode abrir portas, permitindo que nossos alunos atinjam seu potencial, acreditem em seus sonhos e saibam que, com esforço e dedicação, é possível realizá-los”, detalha Rafaela.

Preparatório

No Campus Pau dos Ferros, estudantes contam com o apoio dos professores de Física que, promovem preparatórios. Em abril, por exemplo, foram promovidas oficinas e palestras de foguetes de garravas pet. Já em maio, os professores promoveram uma oficina de base de lançamento de foguetes.

Sobre

A Jornada – Um evento da Mostra Brasileira de Foguetes – integra a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que chega à sua 27ª edição. São eventos realizados anualmente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental, médio e superior de todo o território nacional. Segundo informações da organização, a Mostra objetiva fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e Foguetes em particular e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.

Olimpíada Brasileria de Astronomia e Astronáutica MOBFOG OBA Mostra Brasileira de Foguetes Campus Pau dos Ferros jornada de foguetes