Internacionalização
Estudante do Campus Pau dos Ferros é aprovada para o Programa Jovens Embaixadores 2025
Ação possibilita intercâmbio nos Estados Unidos à estudantes que se destacam
Publicada por Francisco Franca em 06/11/2024 ― Atualizada há 6 horas, 9 minutos
A estudante do curso Técnico Integrado em Alimentos no Campus Pau dos Ferros do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Brenda Sophia Lobo, foi aprovada para o Programa Jovens Embaixadores 2025. O programa, que é coordenado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América, proporciona aos jovens que se destacam por seu perfil acadêmico um curto intercâmbio.
A jornada de Brenda deve começar no dia 7 de janeiro de 2025, inicialmente rumo à Brasília para uma reunião com os demais selecionados. Em seguida, a estudante seguirá viagem para Washington, com previsão de ida para o dia 12 de janeiro.
Brenda é responsável pelo projeto intitulado "Um olhar histórico sobre o Alto Oeste Potiguar na perspectiva do Antropoceno", sob coordenação do Professor de História, Dr. Gabriel Pereira de Oliveira. A estudante comenta sobre a importância de discutir temáticas como a dela: “ Entendi a importância do engajamento em discussões e pautas sociais, ambientais e políticas. Isso me fez compreender a dimensão que um programa como o Jovens Embaixadores tem e as contribuições que pode oferecer”.
O assessor de mobilidade internacional, Bruno Lima, destacou a relevância do Programa Jovens Embaixadores para os alunos do IFRN, ressaltando que ele "tem uma natureza semelhante às oportunidades oferecidas pelo Instituto". Segundo Bruno, essa afinidade contribuiu para que, nos últimos anos, "16 estudantes de dez campi do Instituto fossem selecionados pela Embaixada dos EUA". Neste ano, ele comemora a inclusão de Sophia, "a primeira escolhida do Campus Pau dos Ferros", que participará de uma edição especial do Programa, voltada para projetos sobre mudanças climáticas.
Jovens Embaixadores
O Programa Jovens Embaixadores (JE) é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado dos Estados Unidos, coordenada no Brasil pela Embaixada e Consulados dos EUA e implementada pela Associação Grupo Mais Unidos. Destinado a jovens com espírito empreendedor, o programa busca participantes que, por meio de ações criativas e inovadoras — sejam elas pequenas ou de grande impacto —, gerem benefícios e contribuam para o bem-estar social.
Texto por Kamily Santos, estagiária de Jornalismo da ASCE.