Campus é premiado em evento do Instituto Santos Dumont

Os alunos apresentaram seus trabalhos no no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra

Publicada por Cecilia Alves em 23/10/2024 Atualizada há 3 dias, 18 horas

Estudantes dos cursos técnicos integrados de Informática e Mecatrônica e do subsequente em Redes e Sistemas para Internet participaram, nos dias 17, 18 e 21 de outubro, de oficinas e apresentação de trabalhos na terceira edição da Feira de Ciências e das Mostras Científicas no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, localizado em Macaíba, Rio Grande do Norte.

O evento do Instituto Internacional de Neurociências, uma das unidades de operação do Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont (ISD), contou com oficinas envolvendo as temáticas de interface cérebro-máquina, realidade virtual e novas tecnologias e soluções para desafios globais. A participação dos estudantes do Campus Parnamirim, organizada sob a forma de uma aula de campo, teve a presença das equipes da Equipe Técnico-Pedagógica (Etep), do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) e dos professores Credson Isaac, Victor Pimentel, Filipe Lins e Tiago Araujo.

A iniciativa de participar da feira foi semeada a partir do desenvolvimento de atividades do Seminário de Iniciação à Pesquisa I, em que foi realizada uma palestra sobre "O Papel do Técnico em Pesquisa e Desenvolvimento", realizada no Campus.

Foto Notícia IFRN - Portal

Premiações

Na ocasião o trabalho “Jogos para Tecnologias Sociais” desenvolvido pelos alunos Gabriel Moreira e Arthur Alves do segundo ano de informática do Campus Parnamirim, foi premiado com o 1º lugar na categoria impacto social. O trabalho “Conteúdos do Ensino Médio Integrado ao Técnico Aplicados às Tecnologias Sociais”, inclui trabalhos de alunos de Iniciação Científica e alunos do projeto CVT-Espacial, também ganhou o prêmio destaque na categoria impacto social. Esse trabalho consistiu na apresentação simultânea de diversos projetos num estande, sendo eles: Passos que transformam a tecnologia a favor da mobilidade, Tecnologias Sociais com Arduino, Circuito de Acionamento à Distância e Projetos do CVT-Espacial. Os alunos de iniciação científica envolvidos no prêmio destaque do curso de informática são: Leticia Cerbaro Barbosa, Ryan Lucas Soares Laranjeira e Lucas Pereira Lima. Maria Cecília Alves de Souza, Maria Lorraine dos Santos Silva, Priscila Jemima de Lima Moura, da turma de mecatrônica também estão incluídos. Segundo o aluno Caio Targino a visita proporcionou experiências inéditas: "Foi bom para o meu aprendizado, espero voltar lá em breve. Gostei muito da parte da neurociência, que estuda a parte do cérebro, em conjunto com a parte de programação e desenvolvimento de software para criar mão mecânica, desenvolvimento de jogos que envolve só a parte neurológica. Foi uma experiência incrível de verdade. Quero aqui deixar meus agradecimentos à Etep e à Coaes e a todos que fazem parte do Instituto", disse.

Aula de Campo Premiação ISD