Economia solidária

Incubadora de empreendimentos solidários participa de seminário na Paraíba

Evento aconteceu de 9 a 11 de setembro e reuniu redes de incubadoras tecnológicas de instituições federais de ensino

Publicada por Neiryvan Cruz em 02/10/2024 Atualizada há 3 semanas, 2 dias

A Incubadora Tecnológica para Fortalecimento dos Empreendimentos Econômicos Solidários (IFSol), no âmbito do Campus, segue em busca de capacitação para aperfeiçoar as suas atividades. Entre os dias 9 e 11 de setembro, a incubadora teve a professora Denise Momo como representante no seminário "Incubação, Tecnologia Social e Economia Popular Solidária", que ocorreu em João Pessoa/PB.

O seminário teve como objetivo reunir as redes de incubadoras tecnológicas de economia solidária das universidades e institutos federais, com o propósito de socializar, junto à Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) e ao Comitê Gestor do Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares (Proninc), o trabalho das incubadoras e estruturar uma proposta de implementação do Proninc 2024-26.

O evento contou com o colaboração da Rede IF Ecosol, que reúne servidores dos Institutos Federais do Brasil que desenvolvem atividades de economia solidária nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

A professora Denise Momo (de jaqueta jeans) representou a IFSol-ZN no seminário

Programação

No dia 9 de setembro, os membros das incubadoras e da Senaes tiveram a oportunidade de conhecer experiências de economia solidária de grupos assessorados pelas incubadoras tecnológicas de economia solidária da Universidade e do Instituto Federal da Paraíba, UFPB e IFPB, respectivamente.

No dia seguinte, houve o seminário na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com a participação de aproximadamente 170 pessoas. Estiveram presentes alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), da UFPB, do IFRN e de entidades representantes dos empreendimentos de economia solidária. Durante o evento, as incubadoras e redes apresentaram trabalhos desenvolvidos, relatórios relacionados a eles e experiências de incubação.

No último dia, no IFPB, os representantes participaram de reunião para discutir o financiamento do Proninc, além de propor a construção do Sistema Nacional de Formação em Economia Popular e Solidária e organizar o cronograma de atividades com os responsáveis.

ifsol ifrnzn incubadora economia solidária denise momo