IFRN recebe notas máximas em avaliação do Ministério da Educação

Análise considerou a qualidade dos cursos ofertados

Publicada por Ester Macedo em 23/10/2024 Atualizada há 4 dias, 13 horas

Três cursos ofertados pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) alcançaram a nota máxima na avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Os cursos reconhecidos são: Licenciatura em Informática no Campus Ipanguaçu, Licenciatura em Informática no Campus Natal-Zona Norte e Bacharelado em Engenharia de Produção no Campus São Gonçalo do Amarante.

Avaliação

Desde a sua inclusão no Sistema Federal de Ensino, as instituições de Ensino Superior (IES) precisam de autorização para iniciar suas atividades e, posteriormente, obter o reconhecimento de seus cursos, o que permite a emissão de diplomas. Com base na legislação pertinente, as instituições passam por avaliações periódicas para renovar esse reconhecimento, essencial para a continuidade da oferta de seus cursos.

Nessas avaliações, os cursos do IFRN se destacaram com nota cinco, que atesta a qualidade da organização didático-pedagógica, infraestrutura, corpo docente e suporte educacional oferecido.

Para o coordenador do curso de Informática do Campus Natal-Zona Norte, Francisco Junior, o resultado da avaliação criteriosa do Inep trouxe muita felicidade, pois reconheceu e confirmou os esforços feitos para manter a qualidade do curso nas três dimensões avaliadas. “É mais um momento importante na história do curso, que existe desde 2010 e tem ao longo do tempo conquistado resultados significativos e criado parcerias relevantes com as escolas da Zona Norte do município, cumprindo muito bem sua missão social. Esta é uma vitória não apenas dos servidores do Campus, mas também de nossos estudantes e egressos”, disse.

Izabelle Lopes, coordenadora do curso de Engenharia de Produção do Campus São Gonçalo do Amarante, explicou que alcançar o conceito máximo reflete diretamente na reputação do IFRN, fortalecendo a posição entre as melhores instituições de ensino do país: “Para os estudantes, isso significa uma maior valorização do diploma no mundo de trabalho, aumentando as chances de empregabilidade e oportunidades de carreira”.

O coordenador do curso de Informática do Campus Ipanguaçu, Rafael Castro, também compartilhou sua alegria: “Essa nota representa o reconhecimento das políticas institucionais de ensino e pesquisa, assim como a experiência e qualificação do corpo docente e a infraestrutura de excelência do nosso campus”. O coordenador ainda relembrou o caminho até a nota máxima: “Em 2015, o curso recebeu conceito 4, e agora alcançamos o conceito 5, o que reflete a excelência dos trabalhos realizados ao longo do tempo. O nosso desafio agora é manter esse padrão de qualidade”, concluiu.

IFRN Avaliação MEC