Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

LITERATURA

Campus recebe jornada literária

O evento reúne escritores, músicos, poetas e contadores de história de todo o Nordeste

Publicada em 29/05/2019 Atualizada há 1 ano

Participando de jornada literária que acontece em todo Nordeste brasileiro, o Campus Natal – Cidade Alta recebe a “Literarte Celebra o Nordeste”, edição do Rio Grande do Norte. O evento literário acontece no próximo 12 de junho, das 8h às 21h30, na unidade da Cidade Alta. Na ocasião, será feito lançamento de obra com mais de 90 escritores potiguares, inclusive, alunos e ex-alunos do IFRN.

Promovida pela Associação Internacional de Escritores e Artistas, a jornada é realizada em diversos estados do Nordeste. Participarão escritores, músicos, poetas e contadores de história da região, destacando a valorização dos produtores da cultura potiguar. O momento, ainda, dará oportunidade ao escritor local de ter mais visibilidade ao mostrar seu trabalho e “a trocas favoráveis em encontros lúdicos, reflexivos e culturais pertinentes aos processos de formação educacional dos participantes”, segundo relata a representante local da jornada, a escritora e Profª. Drª Evanir de Oliveira Pinheiro (Eva Potiguar).

Entre as atividades do dia, haverá momento pela manhã dedicado à participação de crianças e adolescentes de escolas próximas do IFRN da Cidade alta, no sentido de proporcionar o contato direto com os escritores e suas produções. Na programação da jornada está prevista realização de Feira e lançamento de livros, declamações poéticas, contação de estórias, debate e apresentações de teatro e música. 

As inscrições foram gratuitas e já realizadas por parte dos organizadores do evento. Contudo, a comunidade é convidada a participar das apresentações públicas.

 

PROGRAMAÇÃO

 

8h às 18h30
Feira de livros e escritores potiguares independentes e filiados a SPVA, Alamp, UBE , CJA, Jovens Escribas, entre outros
Local: tendas do pátio

9h às 12h
Microfone aberto para declamações poéticas
Local: tendas do pátio
 
8h às 12h
Contações de história e lançamento de livros infantis
Local: auditório
 
12h às 14h
Almoço
 
14h às 15h 
Lançamento de livros com escritores representantes da SPVA, CJA, ALAMP, UBE ou escritores independes
Local: auditório
 
15h às 16h30
Roda de mulheres escritoras em debate - Tema: A presença feminina na cultura e na literatura brasileira 
Local: auditório

16h40 às 17h30
Espetáculo Ventre de Ostra (ganhador do Troféu Cultura Melhor Espetáculo de 2015)
Local: auditório

18h
Intervalo para o café 
 
19h
Lançamento do livro "A Literarte Celebra o Nordeste"

19h 
Show com o Bando Fabião, Acaci, Tonha Mota e Carlos Zens
Local: auditório

19h30
Performance Adriano

20h
Lançamento da obra "Literarte Celebra o Nordeste", com entregas de homenagens a Destaques Literários e Menções de Aplauso a importantes personalidades que investem e apoiam a cultura e a literatura potiguar
Local: auditório

21h30
Comemoração com show com entrada gratuita para os escritores e seus amigos convidados 
Local: Bardallos Bar, comida e Artes