NAPNE

Estudante do IFRN-Centro Histórico Conta com Cão de Suporte Emocional em Iniciativa Pioneira

A cadela Maia, treinada para oferecer apoio emocional, chega ao campus acompanhando estudante, promovendo bem-estar e inclusão.

Publicada por Jose Filho em 16/09/2024 Atualizada há 1 semana, 2 dias

Maia é o cão de suporte emocional  Foto: Adrynne

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Natal-Centro Histórico está inovando ao receber uma estudante acompanhada de um cão de suporte emocional, a cadela Maia. A iniciativa, promovida pela família da estudante, marca um momento pioneiro no campus e possivelmente em toda a rede do IFRN. Maia foi treinada especificamente para oferecer apoio emocional, proporcionando um suporte essencial para sua tutora.

Importância Terapêutica e Legislação

A iniciativa destaca o importante papel terapêutico que os animais podem desempenhar, como o realizado pelos de suporte emocional, indo além dos tradicionais cães-guia para deficientes visuais. Animais de suporte emocional são reconhecidos por oferecerem conforto e apoio em momentos de estresse, ansiedade e outras condições emocionais. A legislação que ampara essa prática, inclusive, já é uma realidade em diversos municípios e estados, promovendo a inclusão e o bem-estar dos sujeitos.

No Brasil, a Lei Municipal nº 10.543 de Natal, por exemplo, regulamenta o acesso de cães de suporte emocional em locais públicos, permitindo que animais treinados acompanhem seus tutores em espaços como escolas e universidades. Essa lei reforça a importância e a necessidade de adaptar ambientes educacionais para serem inclusivos e acolhedores para todos.

Orientações e Adaptação

Para garantir um ambiente harmonioso e acolhedor para a estudante e a cadela Maia, o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFRN- Natal Centro Histórico mediou um processo de orientação e adaptação para toda a comunidade escolar. As orientações repassadas pelo treinador de Maia foram compartilhadas para as turmas e para os servidores, em reunião pedagógica e via e-mail. Algumas das orientações incluem:

1. Peça Permissão: Sempre solicite permissão ao tutor antes de interagir com o cão.
  2. Respeite o Espaço: Evite chamar ou distrair o cão enquanto ele estiver trabalhando.
  3. Alimentação: Não alimente o cão sem a autorização do tutor.
  4. Ambiente Tranquilo: Evite barulhos altos ou gestos bruscos perto do cão para não assustá-lo.
  5. Compreensão: Lembre-se de que o cão está ali para auxiliar seu tutor, sendo compreensivo com as necessidades do colega.

Apoio Contínuo do NAPNE

O NAPNE continuará acompanhando de perto o processo de adaptação da estudante e de Maia, assegurando que ambas recebam o suporte necessário para uma integração tranquila e produtiva no ambiente escolar. O acompanhamento inclui monitoramento regular e ajustes nas orientações conforme necessário, promovendo um espaço educacional inclusivo e acolhedor para todos.

suporte emocional Cão napne centro histórico ifrn