Águas profundas: corrida de alunos rumo à vitória na "Gymnasiade"

Alunos do CNAT representarão a Instituição em evento esportivo internacional

Publicada por Romana Xavier em 12/09/2024 Atualizada há 9 horas, 16 minutos

Campus Natal-Central terá representantes na “Gymnasiade”, principal competição mundial do esporte escolar. A iniciativa ocorre anualmente com faixa etária do público participante alternada. Nos anos ímpares, o torneio é voltado para estudantes até 15 anos de idade e nos pares até 18 anos. Em 2024, o campeonato acontecerá em Manama, no Bahrain, localizado no Oriente Médio, próximo à Arábia Saudita e ao Catar.

Os campeões dos Jogos da Juventude se classificaram para a Gymnasiade, que acontecerá de 23 a 31 de outubro de 2024. O Campus Natal-Central do IFRN será representado no evento pelos estudantes José Gustavo Ribeiro Oliveira, na Natação, e Luís Felipe Pennafort, na Corrida de Orientação.

Fora de casa, os alunos Luís Felipe Pennafort e José Gustavo Ribeiro do CNAT vivenciarão o sonho da alcançar horizontes mais distantes em um novo tempo. Junto com eles, toda a Instituição que, através deles, viverão a conquista dos sonhos. A modalidade corrida de orientação, segundo o aluno Luís Felipe, “é uma área mapeada, tanto na floresta quanto na cidade, em que colocam pontos de controle dentro da área. O vencedor é quem encontrar esses pontos no menor tempo possível, usando somente bússola e mapa do local. A categoria é subdividida em idade, gênero e nível de mapa que varia entre novato, bravo, além de alfa e elite que são os níveis mais avançados, com pontos mais difíceis e uma distância maior. O mapa é adaptado, com simbologia própria representada, para ser usado internacionalmente”.

Águas e mapas internacionais, agilidade e estratégia, treino e tempo. De acordo com a professora Bete Paiva, docente do Campus Natal-Central do IFRN, Gustavo e Luís Felipe competem em modalidades diferentes, mas convergem para o mesmo fim: vitória, dedicação e superação. A cada passo apressado, Luís Felipe conciliou estratégia e senso de orientação, a cada braçada, Gustavo agregou ritmo e velocidade, ambos harmonizando rapidez, perseverança e disciplina.

Estrategicamente, Luís Felipe se preparou buscando ir além do exigido em sua categoria: “Eu já participei do mundial de 2022 na França, na Normandia. Já estava lutando por 2 anos pela vaga. Eu participava das competições estaduais e nacionais e treinava corrida para me preparar para as disputas. Fiquei muito feliz e muito honrado em representar o Brasil, especialmente o IFRN, onde vários atletas de alto nível participam”, contou Luís Felipe, estudante do curso Técnico Integrado, do turno vespertino.

Luís Felipe não foi o único, a cada braçada, Gustavo avança por novas águas, mais profundas. Segundo o nadador, a paixão pela natação é antiga: “Iniciei na natação aos cinco anos de idade, de forma terapêutica para aprender a nadar. Com o passar do tempo, minha professora percebeu que eu tinha habilidades para a prática de natação esportiva, então fui vivendo novas experiências, vencendo etapas e passei da fase de inicialização para o alto rendimento. Atualmente faço parte da Natação Paraolímpica e sigo representando o Brasil nas competições. É uma rotina puxada e muitas vezes tenho que abdicar de várias coisas. Minha vida é planejada em torno do esporte. Sigo uma rotina puxada de treinos diários, sempre para manter a performance. Fiquei muito feliz e honrado de representar o Brasil”, confidenciou.

Honra e alegria que o Campus Natal-Central do IFRN compartilha com toda a comunidade, através da presença de estudantes tão focados em suas respectivas modalidades, com alto potencial de representar bem o Brasil em território internacional.

Evento Corrida de Orientação Gymnasiade Internacional Natação