Projeto de Ensino “Debate Regrado”

O Projeto “Debate Regrado” já é tradição no Campus Mossoró.

Publicada em 29/11/2022 Atualizada há 1 ano

Os professores de Língua Portuguesa, Demóstenes Vieira e Marinalba Medeiros, executaram, no semestre de 2022.1, a realização do Projeto de Ensino intitulado “Debate regrado: encadeando ideias”, através do qual foram debatidos os temas “Novo ensino médio” (nas turmas de Informática e Mecânica) e “Privatização de empresas estatais” (nas turmas de Eletrotécnica e Edificações). O debate foi protagonizado pelos alunos dos segundos anos em dois momentos. No primeiro, foi realizado um debate interno em cada uma das turmas. No segundo, o debate foi realizado no auditório, com as turmas do 2º ano.

Projeto “Debate Regrado” já é tradição no Campus Mossoró, tendo iniciado há 25 anos com a professora Marinalba Medeiros, sua idealizadora e coordenadora. A partir de 2023, o professor Dr. Demóstenes Dantas Vieira dará continuidade a esse trabalho, que tem se configurado como momento privilegiado de aprendizagem.

O debate regrado é um gênero textual oral argumentativo, caracterizado pelo discurso persuasivo, cujo propósito é convencer os interlocutores sobre a validade da opinião defendida por meio de um planejamento discursivo bem elaborado, a fim de se apropriar de estratégias argumentativas relevantes para a defesa de um ponto de vista. Dessa forma, os debatedores precisam dominar os mecanismos das trocas discursivas (turnos de fala), além de se apropriar das informações sobre o assunto para selecionar o tipo de argumento mais apropriado ao percurso argumentativo trilhado.

A equipe de Língua Portuguesa e a comunidade escolar do Campus Mossoró gostariam de aproveitar esse momento para agradecer à professora Marinalba Medeiros por quase três décadas de serviço prestado nessa instituição. Durante todo esse período, a docente tem realizado um trabalho de excelência, contribuindo para a educação de jovens e adultos da nossa cidade e região, em diferentes níveis de ensino. A partir de novembro, o Campus Natal Zona-Leste foi agraciado com a sua presença, mas seu trabalho, carisma e amor permanecerão na nossa memória e história. Nosso muito obrigado!