Medalhas e Menção honrosa
Campus Apodi conquista premiação na Olimpíada Norte-Nordeste de Química
Além do pódio - com quatro medalhas - houve três menções honrosas
Publicada por Annapaullinna Lima em 16/09/2024 ― Atualizada há 3 meses
A participação do Campus Apodi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) nas Olimpíadas Norte-Nordeste de Química (ONNeQ) rendeu pódio. Luma Vitória Câmara Oliveira, Pedro Rubens da Costa Araújo e Anabel Cortez de Paiva ocuparam, respectivamente, o primeiro, segundo e terceiro lugar do pódio estadual. Já Jonatas Samuel de Souza Pinto recebeu medalha de bronze no resultado geral da Olimpíada.. As provas das ONNeQ são realizadas de maneira presencial nas instituições de ensino que tiveram estudantes inscritos.
Além das medalhas, os estudantes Anabel Cortez de Paiva, Luma Vitória Câmara Oliveira e Pedro Rubens da Costa Araújo receberam menções honrosas.
Preparação
Para o discente Jonatas Samuel a conquista de medalha foi uma surpresa: “recebi a notícia que estava apto para prova dois dias antes e mesmo sem a preparação consegui conquistar a premiação, isso não seria possível sem a base que tenho obtido no IFRN”, disse.
O professor Semuel Ebenézer comentou sobre os resultados: “Ficamos muito felizes com o ótimo resultado dos nossos alunos! A prova da ONNeQ deste ano ocorreu em maio e participaram desta competição os melhores alunos de escolas públicas e particulares dos estados do Norte e Nordeste. Embora não tenhamos oferecido aulas preparatórias em 2024, incentivamos e apoiamos a participação dos estudantes, que se dedicaram bastante e se destacaram nesta competição de alto nível”.
Sobre a Olimpíada Norte/Nordeste de Química
A Olimpíada Norte/Nordeste de Química, iníciada em 1995, é um evento promovido pelas Universidades Federal do Ceará e Federal do Piauí, através de suas pró-reitorias de extensão e organizado pela Associação Brasileira de Química - ABQ. As inscrições para este evento ocorrem no mês de maio e devem ser feitas através das coordenadorias instaladas nos 16 estados das regiões.
Cada estado pode participar com um máximo de 50 estudantes previamente selecionados em suas olimpíadas regionais.
Os 5 mais bem classificados recebem, na solenidade de encerramento, medalhas de ouro e seus nomes são gravados em placas de prata fixadas na base do troféu do evento. Essa quantidade de premiados pode ser elevada em razão da semelhança de desempenho entre os mais bem classificados.