Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Psicologia Escolar

A Psicologia desempenha um papel fundamental no ambiente escolar do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), atuando de maneira integrada com a comunidade acadêmica, que inclui estudantes, familiares e docentes. Seu foco está no apoio às questões emocionais e comportamentais que podem impactar diretamente o processo de aprendizagem e as relações interpessoais no ambiente escolar. Por meio de atendimentos individuais ou em grupo, os psicólogos auxiliam estudantes a lidar com desafios que afetam seu desempenho acadêmico, além de colaborar para a melhoria do clima institucional como um todo.

Uma das principais atribuições da Psicologia no IFRN é fornecer orientação psicológica, que pode abranger temas como ansiedade, dificuldades de adaptação, conflitos familiares e pressões relacionadas ao desempenho acadêmico. Essas questões, quando não tratadas, podem prejudicar tanto o aprendizado quanto a interação social de alunas e alunos, tornando a intervenção psicológica um fator essencial para seu bem-estar. A Psicologia Escolar/Educacional, nesse contexto, visa ser um agente de transformação, promovendo o acesso, a permanência e o êxito dos alunos na instituição.

Abordagens e profissionais

O apoio psicológico oferecido pela Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis (Digae), setor responsável por coordenar as ações de Psicologia no IFRN, vai além do atendimento clínico tradicional. Tais profissionais trabalham também na prevenção, desenvolvendo atividades que estimulam o autoconhecimento e a gestão das emoções. Por meio de oficinas temáticas, psicólogas e psicólogos abordam questões como sexualidade, prevenção ao uso de drogas, violência, qualidade de vida, saúde mental e outros temas de grande relevância para o cotidiano de tais públicos. Essas oficinas não só ajudam na promoção do bem-estar, mas também contribuem para a formação de pessoas socialmente conscientes e críticas, preparadas para enfrentar os desafios da vida pessoal e profissional.

Além disso, a Psicologia no IFRN está diretamente envolvida no acompanhamento do rendimento escolar estudantil, em colaboração com a Equipe Técnico-Pedagógica (Etep). Essa parceria visa identificar precocemente dificuldades que possam interferir no processo de aprendizagem, permitindo a elaboração de estratégias conjuntas que favoreçam o desenvolvimento acadêmico e emocional dos alunos.

A atuação de profissionais de Psicologia não se restringe ao suporte direto a estudantes, mas também envolve a orientação de docentes e familiares, contribuindo para a criação de um ambiente mais acolhedor e propício ao desenvolvimento integral. Questões como liderança, motivação, trabalho em equipe e processos cognitivos são frequentemente discutidas com docentes, visando à construção de práticas pedagógicas mais inclusivas e eficazes.

Projetos sistêmicos

A Digae promove, ainda, a implementação de projetos sistêmicos que visam à continuidade e efetividade das ações da Psicologia em todos os campi do IFRN. A atuação integrada da equipe de Psicologia assegura que as políticas e práticas de apoio emocional sejam aplicadas de forma consistente em todas as unidades, garantindo que estudantes de diferentes regiões recebam o suporte necessário para o sucesso escolar.

Dessa forma, a Psicologia Escolar/Educacional no IFRN não se limita ao acompanhamento individual de problemas emocionais ou comportamentais. Ela atua como uma força transformadora, colaborando para a construção de uma comunidade escolar mais saudável, inclusiva e capaz de proporcionar aos estudantes as condições necessárias para seu pleno desenvolvimento acadêmico e pessoal. O impacto positivo dessas ações vai além do desempenho escolar, contribuindo para o fortalecimento das relações interpessoais e o aprimoramento do clima institucional, promovendo uma formação humanista e socialmente responsável.

Publicada em 31 de Maio de 2023 às 10:49 Atualizada em 22 de Outubro de 2024 às 10:57