LabMaker SGA realiza primeira mostra de foguetes e lançamento

Publicada por Ronaldo Junior em 09/05/2023 Atualizada há 1 ano

Na última quarta-feira (3), o Laboratório Maker (LabMaker) do Campus São Gonçalo do Amarante realizou a I Mostra de Foguetes e Lançamentos ─ FogMaker. O evento contou com a criação de foguetes feitos com garrafa PET pelos participantes da competição. Ao todo, nove alunos, divididos em três equipes, participaram dos lançamentos.

Curso preparatório

Para preparação dos alunos, foi oferecido um curso de capacitação para criação dos protótipos de foguetes. As aulas foram ministradas de forma online com a abordagem dos conteúdos de Astronáutica, Astronomia, Ciências e Física. Os alunos também contaram com mentorias presenciais do professor de Física do Campus, Sidney Rocha, e dos bolsistas do LabMaker, Lyvia Esther, Guilherme Bezerra e Thiago Alves.

Após o encerramento do curso, foram ofertadas oficinas para construção dos foguetes e testes para os lançamentos.

Competição

Na primeira edição do FogMaker, a grande vencedora foi a equipe "Foguete não tem ré", formada pelos alunos Bruna Carolaine, Lorena da Silva e Pablo Emmanuel (turma Edificações 3V);, na segunda colocação ficou a equipe "Hiro", composta por Anny Beatriz, César Augusto e Hellen Victoria; e, completando o pódio, a equipe "IFoguete 57", dos alunos Ana Emannuelly, Jordane Franklin e Johathan Diego.

Vários estudantes estiveram presentes prestigiando a competição e torcendo pelas equipes.

Para Lyvia Esther, bolsista do LabMaker “Foi um evento que, desde o curso de capacitação, promoveu a ciência dentro do Campus, sempre de forma mais dinâmica possível, para que fosse acessível para todos. Além disso, proporcionou momentos de entretenimento e diversão.”

Física
Mostra de foguetes