EXTENSÃO

Edital para os Núcleos de Prática Profissional do IFRN abre seleção de propostas

O edital de seleção contempla todos os campi do Instituto.

Publicada em 26/01/2017 Atualizada há 12 meses

Programa Institucional fomenta aperfeiçoamento da formação profissional

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), divulgou na tarde desta quarta-feira (25), Edital nº 3/2017- Proex/IFRN para a seleção pública para apoio à criação de 13 Núcleos de Extensão e Prática Profissional (NEPP), nos campi de Apodi, Caicó, Canguaretama, Ceará Mirim, Ipanguaçu, João Câmara, Mossoró, Natal Zona Norte, Natal Central, Pau dos Ferros, Santa Cruz e Lajes. O mesmo editalcontempla fomento aos projetos desenvolvidos nos núcleos já constituídos dos campi de Currais Novos, Educação a Distância, Macau, Natal Central, Natal Cidade Alta, Nova Cruz, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, São Paulo do Potengi e Parelhas. As inscrições seguem, via SUAP, até 13 de março de 2017.

Estão aptos a submeter propostas os professores efetivos do IFRN, desde que não se encontrem inadimplentes com o registro no SUAP dos projetos de extensão, editais anteriores a 2016, sob sua coordenação. Já os professores que estiverem com projetos de quaisquer editais 2016 em fase de execução só poderão submeter novas propostas se o encerramento do projeto for anterior ao início do projeto proposto no Edital nº 3/2017- Proex/IFRN. Por fim, os professores substitutos só poderão participar como membro da equipe.

Já para as vagas das bolsas ofertadas pelos NEPP’s, o Edital traz a informação de que há a exclusividade para alunos do Campus proponente, regularmente matriculados e com efetiva frequência, com exceção do Campus EaD, que poderá selecionar alunos de quaisquer campi. Os demais requisitos para participação estão descritos no documento divulgado pela Proex.

Somente serão pré-selecionadas as propostas enviadaspelo SUAP até o dia 13/3, desde que atendam aos objetivos do edital. A pré-seleção da proposta poderá ser realizada pelo Diretor/coordenador de Extensão do campus ou por uma comissão designada pela Direção Geral de cada unidade do Instituto.

O Programa

O Programa Institucional de criação e fomento do NEPP de cada campus tem por objetivo apoiar e incentivar a formação dos Núcleos, com a finalidade de suprir as demandas de prática profissional para os alunos do instituto. Sob orientação de professores da área, em atividades relativas à sua formação profissional, o intento é contribuir para o aperfeiçoamento e ampliação dos conhecimentos adquiridos nas atividades do processo de ensino-aprendizagem; sob a perspectiva da extensão, pretende-se ofertar serviços de qualidade à comunidade (preferencialmente economicamente carente) e em atendimento as políticas públicas vigentes, de forma gratuita, através da prática profissional dos alunos, de acordo com a realidade de cada Núcleo;

Abaixo, o cronograma geral da seleção:

Data/período

Lançamento do Edital

25/01/2017

Inscrições das propostas no SUAP

26/01/2017 a 13/03/2017

Pré-seleção da proposta pelo Campus

14/03/2017 a 17/03/2017

Seleção das propostas pelo Avaliadores designados pela PROEX

18/03/2017 a 31/03/2017

Divulgação do resultado parcial da seleção no SUAP e site do IFRN

Até dia 03/04/2017

Interposição de recurso referente a fase de seleção-Via SUAP

04/04/2017 até as 23h59min.

Análise do recurso pela PROEX/ASPROC

Até 07/04/2017

Divulgação do resultado final da seleção

Até dia 10/04/2017