Campus Parnamirim

5ª Semana de Ciência e Tecnologia acontece até o dia 29 de novembro

Evento mostra as contribuições educacionais, científicas e tecnológicas do IFRN para a região da cidade

Publicada em 25/11/2019 Atualizada há 1 ano

V Semana de C&T começou nesta segunda-feira

A partir desta segunda-feira (25), o Campus Parnamirim do IFRN promove a 5ª Semana de Ciência e Tecnologia (C&T). Nesta edição, o tema escolhido foi “Bioeconomia: Sustentabilidade e Tecnologia" e acontece até o dia 29 de novembro. O assunto, alinhado a temática nacional, é uma grande oportunidade para vincular a produção científica aos desafios sociais da atualidade em todas as áreas da sociedade brasileira. Além de promover a reflexão, o tema busca estimular a ciência e tecnologia como instrumento de inclusão, transformação social e desenvolvimento humano.

Um dos principais objetivos da Semana de C&T é estimular e divulgar a produção científica e tecnológica dos alunos e servidores do Campus, bem como mobilizar a comunidade em torno de temas e atividades relativas à ciência e tecnologia em seu sentido mais abrangente, valorizando não somente as ciências exatas e naturais, mas também as ciências humanas e sociais. O destaque à criatividade, à atitude científica e à inovação também está entre as finalidades do evento.

O evento conta com extensa programação desenvolvida principalmente por nossos alunos sob orientação dos servidores e é formada por Mostras de Física, de Curtas, de Teatro e Tecnológicas, inclui ainda a Semana de Acessibilidade, Semana da Consciência Negra, Encontro de jogos digitais e  Mostra de cultura Hispânica, além de Mostras dos Projetos de Pesquisa e Extensão executados durante o ano de 2019 - Exposições/Seminários, Mostra Tecnológica, Apresentações de TCC e Seminários de Sociologia e Filosofia, além do Festival de Música (The Voice).

Segundo a coordenadora geral do evento e coordenadora de Pesquisa e Inovação do Campus, Ana Paula Borba “esta semana é a culminância do que é desenvolvido durante o ano todo e além de servir para divulgar o que é feito (na pesquisa, extensão e no ensino). Nós queremos inspirar pessoas”, disse.

Para a realização desta Semana de Ciência e Tecnologia foi estruturada uma comissão central com envolvimento direto de alguns servidores, de alunos do Grêmio Estudantil Nilo Peçanha e do Coletivo Fraternité, contando com equipe de mais de 17 pessoas na organização do evento. As famílias dos alunos, escolas municipais, estaduais e particulares de Parnamirim e dos municípios circunvizinhos, além da comunidade parnamirinense estão convidados a visitar as mostras e exposições durante todo o período do evento.

ATIVIDADES

Dentro das modalidades de atividades que acontecerão durante o evento, estão incluídos cerca de 10 minicursos, 20 oficinas, 9 palestras e 15 exposições, além de trabalhos de comunicação oral e em formato de pôster. “Desejamos que mais alunos tenham vontade de participar de projetos científicos, que mais pessoas da comunidade queiram estudar na nossa instituição, que mais cidadãos vejam a importância do nosso Campus para a cidade, e dos Institutos Federais para o país. ” São as palavras da coordenadora de Pesquisa que resumem bem o clima do evento.