Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Esportes

Tênis de mesa, Vôlei de quadra e de praia e Xadrez: IFRN garante medalhas na etapa nacional dos Jogos das Instituições Federais

Evento aconteceu em Fortaleza, de 23 a 28 de outubro deste ano

Publicada por Max Praxedes em 30/10/2023 Atualizada há 6 meses, 2 semanas

De 23 a 28 de outubro deste ano, estudantes-atletas do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) participaram da etapa nacional dos Jogos das Instituições Federais (JIFs), realizado no Centro de Formação Olímpica, em Fortaleza (CE), com organização do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

O IFRN, com 105 estudantes e aproximadamente 20 servidores, foi a segunda maior delegação dos Jogos em 2023, ficando atrás apenas do IFCE. Ao todo, o evento contou com disputas em onze modalidades, tendo o IFRN em dez delas, sendo: Atletismo, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Xadrez, Basquete, Futsal, Handebol, Vôlei e Vôlei de praia.

JIFs Nacional - Delegação do IFRN (2023)

Tênis de mesa

Quatro atletas da modalidade participaram dos JIFs, sendo dois meninos e duas meninas, conquistando medalha de prata no masculino e medalha de bronze no feminino por equipes. “Chegamos bem para competição e o nível foi alto (superou as expectativas) nesse sentido, valorizou as conquistas. Além das medalhas, a experiência foi significativa para os atletas e para a comissão”, destacou o professor de Educação Física, Yokky Ywky.

O estudante Thierry Guerra, que cursa Geologia no Campus Natal Central, participou pela primeira vez da etapa nacional: “foi muito legal poder conhecer um lugar novo, pessoas novas e poder representar o IFRN em uma competição tão importante. O pessoal do IFCE foi bem receptivo, me senti bem acolhido e confortável para jogar. O jogo por equipes contra o IFSP na última rodada, sem dúvidas é o momento que ficou marcado desse JIFs, porque foi muito difícil. Vinicius e eu perdemos o primeiro set, mas conseguimos virar a partida e garantir a medalha de prata para o IFRN”, comemorou.

Para Rebeca Carvalho, aluna do primeiro ano de Mecânica no Campus Mossoró, a competição foi desafiadora por ter um nível alto: “Eu achei uma experiência incrível, você conhece pessoas incríveis e faz laços muito especiais, além de competir num nível muito alto com pessoas realmente impressionantes e com um desafio enorme. A premiação com minha dupla e a torcida na final do Vôlei masculino, onde todos estavam vibrando e torcendo juntos, ficarão marcados”, disse.

JIFs Nacional - Tênis de mesa (2023)

Vôlei

Os jogos de vôlei das equipes feminina e masculina foram marcados pela torcida intensa e pela determinação dos atletas. “Avalio de forma positiva a participação dos nossos atletas, tanto no quesito comprometimento como na doação do ‘ser atleta’. Destaco também o suporte dado pelo IFRN, com todo apoio e logística para que tudo acontecesse da melhor forma”, destacou a professora de Educação Física Gizelda Maia.

JIFs Nacional - Vôlei Masculino (2023)

O estudante Jonas Gabriel, que cursa Edificações no Campus Natal-Central, foi destaque nos Jogos, sendo aclamado pela equipe de transmissão do evento e conquistando torcedores expressivos nas competições da modalidade que o IFRN participou. “Foi a segunda vez que participei dos Jogos, e nas duas cheguei até a final, sendo vice-campeão em ambas. Foi uma experiência incrível, de todas as formas, dentro de quadra e fora dela, onde pude conhecer novas pessoas, fazer novas amizades, colecionar momentos. Os momentos que mais me marcaram foram os de carinho de quem estava assistindo e do pessoal da organização. Vai ficar para sempre na minha memória que um trabalho intenso de um ano foi reconhecido, e de uma forma tão especial. Gostaria de agradecer, inclusive, ao pessoal das transmissões pelo carinho”, declarou.

A atleta Eloisy Costa, que também é aluna do curso Técnico em Edificações do Campus Natal-Central, contou que sempre ouvia relatos dos veteranos que participaram dos Jogos sobre a experiência incrível e única que vivenciaram: “Quando tive a oportunidade de experimentar pessoalmente é que pude compreender que suas palavras não faziam justiça à grandiosidade desse evento. Trata-se de uma experiência única, na qual a cada dia nos encantamos ainda mais com a competição, conhecemos pessoas novas e adquirimos novos conhecimentos. Apesar de ser uma rotina cansativa, devido à semana intensa de competição, nunca desejamos que termine”, contou. Para Eloisy, dois momentos foram marcantes: uma reunião geral das equipes de Vôlei no Centro de Formação Olímpica e o apoio e a torcida na final do Vôlei masculino, última competição do evento.

JIFs Nacional - Vôlei feminino (2023)

Vôlei de praia

No último dia de competições do Vôlei de praia, a dupla feminina do IFRN conquistou a medalha de ouro na etapa nacional dos Jogos. Para a atleta Ana Clara, a abertura do evento e os momentos de acolhimento ficarão marcados em sua memória: “Foi a primeira vez que participei, foi tudo nota dez, gostei bastante”, declarou.

JIFs Nacional - Vôlei de praia feminino (2023)

Xadrez

Um total de sete atletas representaram o IFRN nas competições de Xadrez. A equipe masculina conquistou o vice-campeonato, enquanto a equipe feminina sagrou-se campeã nacional. “Os pontos que merecem destaque são a união dos atletas, apoiando uns aos outros nos momentos difíceis durante os jogos e a capacidade de superação. Sou grato pela oportunidade de estar ao lado desses atletas, e pelo esforço de todos. Sem dúvida, eles são merecedores. Foi a minha primeira vez participando dos JIFs, e espero poder participar novamente no próximo ano”, disse o técnico Everton Henrique Machado da Silva.

O atleta Giovanni Brandão, aluno de Informática no Campus São Gonçalo do Amarante, participou pela primeira vez da etapa nacional dos Jogos: “Foi uma experiência incrível proporcionada pelo IFRN, viajar para outro estado representando o Nordeste, o RN e o meu Campus é simplesmente uma das melhores, senão a melhor experiência que já tive; conheci pessoas de diferentes estados, regiões, culturas, andei pelas ruas de Fortaleza e me diverti muito com meus amigos, além de ter a sensação de dever cumprido e saborear o gosto da vitória”, comemorou.

Rayane Guimarães, que cursa Alimentos no Campus Currais Novos, também participou pela primeira vez da etapa nacional: “Foi um imenso prazer participar pela primeira vez dos JIFs nacional no Xadrez e conquistar o título de campeã. Os sentimentos foram intensos e únicos, tornando essa uma das melhores e mais inexplicáveis experiências da minha vida. A delegação do IFCE tornou o evento ainda mais especial, abraçando e recepcionando todas as delegações, em especial a do Rio Grande do Norte. As memórias colecionadas jamais serão esquecidas, os amigos feitos para sempre serão lembrados e o orgulho de fazer parte de algo tão grande é o sentimento que prevalece. Os momentos que mais me marcaram foi a união do IFRN na torcida dos Jogos e abertura do evento, que evidenciou o quão lindo é o esporte”, declarou.

JIFs Nacional - Xadrez (2023)

Jogos das Instituições Federais

Os Jogos das Instituições Federais acontecem, todos os anos, reunindo estudantes atletas de toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para chegar à Etapa Nacional, os competidores participaram das etapas regionais, e os vencedores se encontraram, de 23 a 28 de outubro, para as disputas em Fortaleza (CE).

Os JIFs 2023 foi um evento organizado pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), com apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e da Comissão Organizadora dos Jogos dos Institutos Federais (Cojif). O evento contou com o financiamento do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), com complementação das instituições participantes que compõem a Rede Federal.

"A participação do IFRN na etapa nacional dos Jogos das Instituições Federais teve dois elementos: evolução técnica das equipes e envolvimento dos alunos de diferentes modalidades, criando um clima favorável e promovendo a troca de cultura. Nossos estudantes-atletas tiveram uma participação positiva, conquistando medalhas, troféus e memórias inesquecíveis", disse o reitor do IFRN, professor José Arnóbio.

Acesse

Palavras-chave:
Tênis de mesa
JIFs Nacional
JIFs 2023
Xadrez
Jogos das Instituições Federais
Vôlei

Notícias relacionadas