Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Extensão

Revista Nuart: Campus Lajes lança publicação voltada à cultura regional

Periódico é o primeiro no campo das artes com oficialização ISSN na cidade

Publicada em 15/05/2017 Atualizada há 1 ano

"O Filho do Homem", recriação digital publicada na Revista Nuart.

Formadora cultural, a Revista Nuart, publicação do Núcleo de Artes Itaretama do Campus Lajes do IFRN, tem por finalidade estabelecer formas de circulação de obras literárias e visuais, incentivando a produção artística da comunidade. O projeto é voltado para a divulgação da produção cultural de alunos e servidores do Campus, também contemplando produções dos moradores das cidades da Microrregião de Angicos.

Segundo o professor André Bezerra, coordenador geral da revista, o processo da publicação, que é trimestral, é formado pelo lançamento de chamada pública, recebimento de trabalhos em formato físico ou digital, ou mesmo coleta e transcrição de textos de autores não letrados ou que não documentam seus trabalhos. "O passo seguinte é a avaliação das inscrições quanto aos requisitos pedidos na ficha, revisão de textos pelos colegas, professores de Língua Portuguesa do Campus, seguidas pela diagramação/editoração da revista, implementação on-line por parte da equipe da TI do Campus e divulgação nas redes por parte das bolsistas do Núcleo de Artes Itaretama”, complementou André.

Pioneirismo

A partir da edição inaugural, a Revista Nuart se foca em pequenos contos, crônicas, fábulas, poemas, desenhos, fotografias, esquetes, cenas curtas, assim como textos sobre a cultura e arte locais. Disponível de maneira online, é possível acessá-la através da página do Campus Lajes, na seção Revista NUART. Sendo a primeira voltada para o campo das Artes na cidade de Lajes, a publicação é pioneira, pois possui oficialização no cadastro ISSN (International Standard Serial Number), sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas. ISSN é um código, usado em vários países, que individualiza o título de uma publicação em série. Esse número é único e exclusivo da publicação a qual foi atribuído.

Itaretama

A revista do Núcleo de Arte do Campus Lajes do IFRN é uma homenagem ao antigo nome dado à cidade. Itaretama, na língua  tupi, significa “terra de pedras”. Assim, além do enfoque cultural, a Revista faz um resgate histórico, referenciando uma das raízes étnicas da região, a matriz indígena.

Para saber mais:

Revista Nuart

 

Palavras-chave:
extensao
servidores

Notícias relacionadas