Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Projetos do IFRN são premiados em mostra científica no Paraguai
Reconhecimento

Projetos do IFRN são premiados em mostra científica no Paraguai

31/08/2018 - Alunos conquistaram as três primeiras colocações na categoria "Ciências Ambientais" da Fecitec Girasoles, que aconteceu de 22 a 25 de agosto

Projetos do IFRN são premiados em mostra científica no Paraguai

Estudantes dos campis Natal-Zona Norte e Natal-Central

O IFRN conquistou, com os três melhores trabalhos, o topo da Categoria "Ciências Ambientais" da Feria de Ciencias y Tecnología (Fecitec), que aconteceu de 22 a 25 de agosto na cidade de Encarnacíon, no Paraguai. As duas primeiras colocações ficaram com o Campus Natal-Zona Norte, e a terceira, com o Campus Natal-Central.

O primeiro, de autoria dos alunos Gabriele Teixeira, Gabriel Oliveira e Marcos Araújo, tratou da extração de um tipo de óleo essencial para a obtenção do biodiesel. "Buscamos desenvolver um meio de energia renovável baseado no uso de cascas de laranja de diferentes espécies para remover um óleo essencial para, a partir dessa substância, obter biodiesel, dando-lhe assim um destino sustentável", explicou o professor Olímpio Silva, orientador dos dois melhores projetos. 

O segundo lugar ficou com o trio Monise Bispo, Daniel Gomes e Victor Melo, autores do projeto que busca aplicar uma estrutura organometálica de cálcio na adsorção do corante azul de metileno no tratamento de efluentes. Em outras palavras, a pesquisa se propõe a reduzir os corantes da água utilizada nos processos industriais antes de ser despejada nos rios, mares, lagos, etc, ou no próprio esgoto. Além da premiação, a equipe recebeu o credenciamento para participar da ExpoCiencias Nacional, que acontece no México em 2019.

As estudantes Dayane Silva, Kaliane dos Santos e Runielly Garcia, do 4º ano do Curso Técnico Integrado em Controle Ambiental, do Campus Natal-Central, conquistaram o terceiro lugar com o projeto "Educação ambiental na escola: Estudo de caso sobre o uso da água e dos resíduos sólidos", sob orientação da professora Ana Karla Costa.  O projeto foi desenvolvido com alunos do 5° ano de uma escola da rede pública do estado, afim de mostrar a importância da construção da educação ambiental desde cedo e contribuir na formação das crianças como agentes ativos no meio ambiente, além de mostrar o quão importante e necessário é a abordagem da educação ambiental como disciplina no ensino fundamental I. 

Os três projetos premiados receberam credenciamento para participar de eventos científicos internacionais. O primeiro será apresentado no Encuentro de Jovenes Investigadores, sediado na Espanha, em dezembro deste ano. Os outros dois estarão presentes no ExpoCiencias Nacional, que acontece no México em 2019

A Mostra
 
A Fecitec Girasoles é uma feira aberta ao público que reúne estudantes pesquisadores de instituições educacionais da cidade de Encarnación e de todo o Paraguai, criando um ambiente interdisciplinar e de confraternização em torno de diversas ciências. O evento, que conta com a exposição de projetos de pesquisa, recebe, desde 2015, trabalhos internacionais oriundos de países como Brasil, México, Peru e Turquia, produzidos por jovens de 11 a 17 anos do que equivale, no Brasil, ao Ensino Médio.
 
Neste ano, foram contempladas as áreas de Ciências Sociais e do Comportamento; Ciências Básicas; Ciências Ambientais e Tecnologia; Ciências Exatas; Medicina, Saúde e Segurança no Trabalho; e Engenharia.

Ações do documento

Página em carregamento