educação profissional e tencológica

Pró-Reitora de Ensino do IFRN assume cargo no MEC

Na Proen, assume o Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional

Publicada em 31/08/2012 Atualizada há 1 ano

Anna Catharina assumiu a Diretoria de Políticas da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC. (foto: Eugênio Spíndola)

No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) desde 1998, a prof. Anna Catharina, ex-Pró-Reitora de Ensino (Proen) do Instituto assumiu, esta semana, cargo na Diretoria de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, SETEC/MEC.

Em maio desse ano, o prof. Aléssio Barros, Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), em nome do secretário Marco Antonio de Oliveira, convidou a professora da área de TI a assumir a Diretoria de Políticas da EPT.

Na Diretoria de Políticas, Anna Catharina será responsável pela elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) no âmbito federal, e pelas políticas de ensino, pesquisa, extensão e assistência estudantil para a Educação Profissional, além do planejamento estratégico da educação profissional. "A ideia de você conseguir articular por meio das políticas públicas de educação profissional as ações da rede federal, das redes estaduais e, até mesmo do Sistema S e das instituições que trabalham com educação profissional é desafiador e é essa a minha missão", comentou a atual Diretora de Políticas de EPT da SETEC.

Anna Catharina entrou no Instituto, através de concurso público, há 14 anos e foi direcionada a trabalhar na área de informática do Câmpus Mossoró, onde atuou por 8 meses. Em 1999, durante a transição de Escola Técnica para Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), foi remanejada para o Câmpus Natal-Central e assumiu a disciplina de informática com o professor Eduardo Bráulio (futuro gerente de informática da unidade). No ano seguinte, foi convidada pelo mesmo professor a ser coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Informática, assumindo ainda, no final do ano, a gerência educacional de Tecnologia da Informação, cargo que exerceu por 6 anos.

Em 2006, foi convidada pelo prof. Francisco das Chagas Mariz a assumir a Diretoria da Unidade da Zona-Norte, atuando na função até 2009. Nesse período, a prof. Anna Catharina pôde acompanhar, inclusive, a construção e implantação do atual Câmpus Zona-Norte. "A construção da unidade da Zona-Norte foi um desafio muito grande. Pensar espaços e móveis foi tudo uma novidade para mim", frisou. Durante sua gestão da unidade, Anna afirma que foi um dos períodos de maior crescimento profissional. "A minha fase na Zona-Norte foi muito importante porque foi quando passei a trabalhar diretamente com pessoas. Pude aperfeiçoar minha área de gestão de pessoas e em termos de gestão pública, a parte administrativa", comentou.

A ex-Pró-Reitora de Ensino trabalhou, também, na comissão que elaborou o projeto que transformou o CEFET em IFRN e em 2009, com a posse do Reitor Belchior de Oliveira Rocha, assumiu a Pró-Reitoria de Ensino do Instituto. "Na Pró-Reitoria de Ensino, a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) com Rejane, Ana Lúcia, Nadja e Izanny [pedagogas do IFRN]  foi um crescimento fantástico em gestão educacional. Lá, pude aprender a liderar pessoas e a trabalhar com a gestão pública educacional. Foi muito desafiador", disse Anna.

Com a saída da prof. Anna Catharina da Pró-Reitoria de Ensino, o prof. José de Ribamar, que respondia pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, assumiu a função na Proen.

servidores