Mais cultura nas Universidades

IFRN vai desenvolver 21 projetos de cultura em diversos campi

O Instituto ficou em 18º lugar em nível nacional e em 5º na região Nordeste na seleção do Programa

Publicada em 20/07/2015 Atualizada há 1 ano

O Ministério da Educação divulgou no último dia 10 de julho a listagem com as instituições contempladas com recursos financeiros no Edital Mais Cultura nas Universidades, cuja finalidade é desenvolver e fortalecer o campo das artes e da cultura no país, com ênfase na inclusão social e no respeito e reconhecimento da diversidade cultural. O IFRN foi uma das instituições que teve seu Plano de Cultura aprovado, após concorrer com mais de 100 instituições públicas federais. O Instituto ficou em 18º lugar em nível nacional dentre as instituições e em 5º lugar da região Nordeste, com a aprovação de um valor de R$ 1.125.000,00 reais para investimento de projetos culturais.

O IFRN teve 21 projetos agraciados pelo edital nas áreas de música, teatro, artes visuais, cinema, dança, saberes e fazeres tradicionais, museu, formação profissional e diversidade cultural. A aplicação do recurso e o desenvolvimento dos projetos foram discutidos na última sexta-feira (17), em reunião que contou com a participação da coordenadora geral do Programa no IFRN, Maria Isabel Dantas; da assessora de Projetos e Convênios, Sandra Maria Nóbrega; da coordenadora de Extensão (Proex) do Campus Cidade Alta, Hortencia Silva Nepomuceno dos Santos, e da pró-reitora de Extensão, Régia Lúcia Lopes.  "A principal ação do Plano será o Circuito Mais Cultura, que acontecerá em quatro cidades polos e promoverá a itinerância de alguns projetos, podendo inclusive envolver atividades dos campi dessas regiões e também outros grupos culturais das comunidades", declarou Régia.

A elaboração do plano foi coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão e contou com a participação de servidores dos Campi Cidade Alta, Natal-Central, Zona Norte, EaD e Macau. O plano contempla os seguintes eixos temáticos: Produção e Difusão das Artes e Linguagens; Arte, Comunicação, Cultura das Mídias e Audiovisual; Economia Criativa, Empreendedorismo Artísticos e Inovação Cultural. Segundo Régia Lopes, o projeto será executado em 24 meses. No momento, aguarda-se a liberação de recursos para iniciar as atividades.

Alguns projetos envolvem todos os campi do IFRN, como é o caso do Festival da Canção Popular do IFRN, que deverá fazer seleção de canções em todos os campi e outros projetos que levam concertos às cidades do interior do RN, como é o caso dos Concertos Populares no Seridó “Para ouvir e Compreender Música”.  Outras ações contemplam a formação profissional com cursos FIC abertos à comunidade.

O plano tem a gestão composta por um COMITÊ GESTOR DO PLANO DE CULTURA (COGECULT), composto por 4 câmaras: Câmara de Políticas e Ações Culturais, Câmara de Acompanhamento e Avaliação, Câmara de Comunicação e Mobilização e Câmara de Gestão Contábil e Financeira. A Proex está iniciando reuniões com a Coordenação Geral e posteriormente com as câmaras e coordenações de projetos para iniciar os ajustes financeiros que devem ser realizados, tendo em vista que os recursos totais aprovados contemplam 75% dos recursos solicitados.

Acesse o Plano de Cultura do IFRN.

A seguir são listados os projetos que foram propostos na elaboração do plano com os respectivos coordenadores.

Cidade Alta

Circuito Mais Cultura

Victor Varela Ferreira Medeiros de Oliveira/Nara da Cunha Pessoa

Coral Infantil do Campus Natal – Cidade Alta do IFRN