Ciência

IFRN realiza roda de conversa sobre pesquisas realizadas por mulheres

Encontro acontece no dia 27 de abril, às 19h, no Mahalila Café

Publicada por Ramon Soares em 27/04/2023 Atualizada há 1 ano

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) e da Assessoria de Comunicação Social e Eventos (Asce), realiza, no dia 27 de abril de 2023, a roda de conversa “O que é ser mulher, pesquisadora e cientista?”. O encontro será realizado às 19h, no Mahalila Café, em Natal, no RN.

O objetivo do evento é realizar uma conversa sobre pesquisa realizada por mulheres e divulgar os trabalhos desenvolvidos por elas. O diálogo contará com a presença das professoras e pesquisadoras Elizama Lemos, Sheyla Lucena e Rebecka de França, que foram convidadas para partilharem suas vivências na ciência com as pessoas participantes.

Convidadas

Elizama Lemos, integrante do corpo docente do Campus Natal - Zona Leste, acredita que, apesar das áreas ligadas à ciência estarem sendo ocupadas majoritariamente por homens, as mulheres precisam avançar e ocupar ainda mais espaços. Às novas pesquisadoras, cientistas e mulheres revolucionárias, a docente é realista, entretanto, as encoraja: “Não será fácil, mas, quando a vitória chegar, você vai perceber que valeu a pena toda a luta!”, contou.

“Nordestina tem dessas coisas, resistente que nem um cacto”. Sheyla Lucena, doutora em Ciências Biológicas, relatou que nem mesmo as dificuldades foram suficientes para desistir do fazer ciência. Nascida em Caicó, interior do Rio Grande do Norte, Sheyla vem de um berço familiar que sempre valorizou a educação, acreditando no papel de agente transformador que ela proporciona.

Criada no bairro Nossa Senhora de Nazaré, da comunidade de Beco da Vaca, periferia de Natal/RN, Rebecka de França concluiu todo o ensino fundamental e médio em escola pública. Durante a graduação, a mestra em Ensino de Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizou pesquisas sobre Gênero, Diversidade e LGBTfobia no RN.

A roda de conversa “O que é ser mulher, pesquisadora e cientista?” é fruto dos projetos aprovados pelo edital direcionado às ações de pesquisa e inovação, publicado pela Propi. O objetivo do edital é fomentar trabalhos produzidos por mulheres no Instituto.

Mulheres na Ciência
Propi