Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PDI

IFRN promove oficina para discutir Plano de Desenvolvimento Institucional

Levantamento de informações e deliberações acerca das metas institucionais foi pauta do encontro

Publicada em 25/03/2019 Atualizada há 1 ano

Comissões Locais e Central se reuniram na Sala de Atos da Reitoria

As Comissões Temáticas e Central do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFRN promoveram, na última quinta-feira (21), uma oficina para levantamento de informações e deliberações acerca das metas institucionais. De acordo com Solange Thomas, membro da Comissão, “o objetivo é subsidiar duas importantes ações do PDI: o módulo do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) Planejamento Estratégico, que está em desenvolvimento, e o documento final que conterá o Plano”.

A oficina aconteceu na Sala de Atos da Reitoria do IFRN e contou com a presença de grande parte dos gestores sistêmicos. Solange explicou que a importância do evento reside na construção coletiva do Plano: “As Comissões Temáticas demonstraram o comprometimento da gestão em aprimorar e fazer o PDI ser, efetivamente, o que irá nortear as ações nos próximos oito anos”. Segundo ela o foco principal após a oficina, é a conclusão do documento. “O próximo passo é receber a aprovação da Comissão Central e do Conselho Superior, para dar início à implementação“, disse. "Para isso foi elaborado um calendário de visitas a todos os campi, que deverão ocorrer durante todo o mês de maio, para iniciar o processo de transição para o novo PDI”, complementou Solange. 

Para Ângela Gracindo, diretora e professora da Fazenda Escola do Campus Apodi do IFRN, “este é um momento de seriedade para analisar o que precisa ser desenvolvido e quais as contribuições de todas as Comissões Locais e Central”. Ângela ressaltou ainda que “o documento será feito a partir dessas informações, a fim de orientar as ações institucionais de forma mais eficiente”. 

PDI

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento exigido pelo decreto 5773/2006 e nele, entre outras informações, está descrita a atuação da Instituição. É um plano de gestão que considera a identidade da instituição para o estabelecimento dos objetivos e metas estratégicas. Trata-se de um documento não só norteador da gestão como também definidor da natureza da instituição. Nele estão incluídos, por exemplo, o Plano Político Pedagógico (PPP); o Plano Diretor de Infraestrutura Física dos campi e da Reitoria; o Planejamento Estratégico; a política de Educação a Distância e a Avaliação de Desenvolvimento Institucional.

 

Palavras-chave:
ensino
servidores

Notícias relacionadas