Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Planejamento

IFRN promove 2° Encontro anual do Comitê de Extensão

Evento aconteceu entre os dias 18 e 20 de dezembro, na Sala de Atos da Reitoria

Publicada em 20/12/2019 Atualizada há 12 meses

Reunião do Comitê teve colaboração da professora Raquel Lunardi, do Instituto Federal Farroupilha

Entre os dias 18 e 20 de dezembro aconteceu, na Sala de Atos da Reitoria, o II Encontro de Trabalho do Comitê de Extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Na reunião foram apresentados o Planejamento Estratégico e o Farol de Desempenho, , ferramenta que permite o acompanhamento, via Suap, do andamento dos indicadores de desempenho alcançados pelas gestão. Ainda foi realizada a exposição de projetos estratégicos relacionados à capacitação da comunidade interna para desenvolver ações de Extensão, discutiu-se a prospecção das demandas de Extensão nos territórios de abrangência e, ainda, o projeto IFRN Internacional. Também integraram a pauta discussões sobre o acompanhamento de indicadores de estágio e jovem aprendiz, apresentação do Grupo de estudos e trabalhos para a internacionalização do IFRN (Ginter) e formação em Extensão visando às ações de curricularização da Extensão.

Segundo Régia Lopes, pró-reitora de Extensão do IFRN, são os campi que realizam os projetos, mas cabe à Proex acompanhar o desenvolvimento das ações. "Observamos como esses projetos estão sendo conduzidos para sempre aprimorar o processo de acompanhamento da Extensão como uma dimensão estratégica importante na formação do aluno” disse. Um dos objetivos discutidos no tocante à planejamento é a inserção dos projetos de Extensão nos currículos. conforme Resolução do Conselho Nacional da Educação, até dezembro de 2021. A meta é que todos os cursos de graduação devem ter os seus projetos de cursos revisados com a inclusão da Extensão como metodologia do trabalho no currículo. 

Colaboração

Para isso, o Comitê de Extensão contou com a presença colaborativa da professora Raquel Lunardi, do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Raquel apresentou um curso de Ensino a Distância (EAD) que, em cinco módulos, desenvolve as práticas extensionistas, qualificando os servidores para que toda a rede de ensino possa ter a mesma finalidade. Segundo o professor Thiago Loureiro, assessor de Relações com o Mundo do Trabalho (Asremt) é necessário reforçar a importância de atingir aquilo que já tem no Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) . “A inserção da Extensão é fundamental para que todos outros indicadores relacionado a inclusão de alunos no ingresso do mundo do trabalho sejam alcançados” afirmou a professora convidada. 

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas