Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

relações institucionais

IFRN participa de audiência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação

Marcos Antônio de Oliveira, Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento do IFRN, conta detalhes sobre a realização do evento

Publicada em 18/02/2019 Atualizada há 1 ano

A audiência foi resultado da articulação do senador Jean-Paul Prates

Na última terça-feira (12) o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), marcou presença em Brasília para participar de audiência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC). A audiência foi resultado da articulação do senador Jean-Paul Prates que convidou o IFRN, juntamente a outras instituições do estado para abordar temáticas relacionadas ao Parque Científico-Tecnológico do RN, Infovia Potiguar, Projetos no semiárido da Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern) e Centros de Tecnologia.

A reunião foi mediada pelo secretário executivo do MCTIC, e contou com a participação de outros secretários do referido ministério. O destaque foi o Parque Científico-Tecnológico do Rio Grande do Norte, onde José Daniel, professor e atual vice-reitor da Universidade Federal do RN (UFRN), explanou sobre o assunto e apresentou o Parque como sendo uma iniciativa da Universidade Federal juntamente ao IFRN, à Universidade Estadual do RN (Uern), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Pauta 

Foram colocados em pauta assuntos relacionados a saúde, energias renováveis, setor mineral, agricultura e tecnologia da informação. No setor mineral, o IFRN objetiva ter uma atuação forte por que está sendo construído um Centro de Tecnologia Mineral (CT mineral) no Campus Currais Novos, que terá como foco a atuação em duas grandes áreas: a área de prestação de serviços para os empreendedores desse setor, fazendo diversos tipos de ensaios com rochas diferenciadas, e a outra área de atuação no desenvolvimento de Ciência Tecnologia e Inovação – transferência de tecnologia.

“Na reunião nós destacamos a importância de manter o setor mineral como sendo uma das áreas prioritárias do Parque Científico-Tecnológico do RN, evidenciamos a importância de ter tal parque para atender e agregar às mais diversas potencialidades do nosso estado”, afirma Marcos Antônio de Oliveira, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento do IFRN. “A base desse parque deverá ser construída no município de Macaíba, onde a UFRN já tem uma estrutura quase pronta para isso, precisando apenas de algumas adequações conforme destacou José Daniel, vice-reitor da UFRN, na reunião”.

Compromisso 

Além disso, foram discutidas questões relacionadas à Infovia Potiguar, onde foi reafirmado o compromisso do Ministério para atingimento de metas e obtenção de recursos. Além da participação da Fapern, que ratificou seu compromisso com a revitalização e obtenção de novos recursos para atuar como co-participante no financiamento de projetos de pesquisa nas instituições do RN, o secretário executivo também reafirmou o compromisso de colaborar com as instituições do Rio Grande do Norte no quesito de viabilização de projetos.

“O IFRN tem seu protagonismo e está muito antenado com o desenvolvimento tecnológico, buscando transformar o conhecimento produzido na instituição em projetos que fortalecem incubadoras sociais e tecnológicas na inovação. O instituto vem participando há muito tempo desses fóruns, e há um diálogo que vem sendo estabelecido mais próximo ao setor produtivo. Portanto, participar desse tipo de reunião é algo que as instituições precisam fazer para estabelecer parcerias e contribuir em projetos com o melhor que cada instituição tem a oferecer. Hoje, o desafio é transformar todo conhecimento que é produzido no âmbito das instituições de ensino superior em produto, processo, projeto e negócios. E o IFRN está totalmente inserido nesse contexto”, conclui Marcos Oliveira.

Palavras-chave:
extensao
servidores

Notícias relacionadas