Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Esporte

Jogos Intercampi do IFRN terminam em clima de confraternização

Equipes vencedoras se classificaram para fase regional dos Jogos dos Institutos Federais

Publicada em 05/07/2017 Atualizada há 1 ano

Disputas aconteceram em quatro dias. Foto: Alberto Medeiros

Marcado por semifinais e finais, os últimos dias de Intercampi transcorreram intensos: muitos gols, pontos, mergulhos, classificações e medalhas. Nem mesmo a chuva que caiu em Currais Novos aplacou o calor das torcidas e a disposição dos atletas. As disputas finais aconteceram no Estádio Bezerrão, no Geraldão e no Ginásio do Campus Currais Novos, na última sexta-feira (30).

No total, foram quatro dias de festa esportiva, nos quais a rivalidade de uma competição andou de braços dados à integração de 20 campi do Instituto. O Intercampi contou com a participação de cerca de 1.500 alunos e mais de 100 professores, técnicos-administrativos, estagiários, terceirizados e comissão técnica, todos diretamente envolvidos na organização e realização do evento.

Para Ivanilda Freire, professora de educação física do Campus São Gonçalo do Amarante, os estudantes, após eventos como o Intercampi, retornam com enorme bagagem de experiência, esportiva e também de valores: “vemos a ética, o respeito, a solidariedade e a cooperação, elementos que são desenvolvidos em nossas aulas, sendo vivenciado por eles nas piscinas, campos e quadras de esporte”. Já Nicolas Oliveira, do curso Técnico Integrado em Controle Ambiental no Campus Natal-Central, falou sobre o enriquecimento pessoal: “no meio da pressão das tantas matérias técnicas, o Intercampi proporciona um alívio. Além de viagem, conhecer novas pessoas e desenvolver nossos potenciais é muito bom”, disse.

A cidade

Com o fim do Intercampi e de sua cansativa e emocionante jornada, restam as histórias, o aprendizado e alguns números: foram 138 partidas em 11 modalidades coletivas, foram centenas de waza-aris, ippons, xeque-mates, match points, pênaltis, mergulhos, gols, saltos, corridas, cestas e ainda mais sorrisos e lágrimas, de dor ou de celebração.

Currais Novos foi sacudida: nas ruas da cidade, nas lanchonetes, hotéis e pousadas, os estudantes movimentaram o cotidiano e o comércio da cidade. Para o prefeito do município, Odon Júnior, foi uma honra receber os Jogos no calendário de eventos da cidade, que teve sua economia aquecida.

Além de distribuir 750 medalhas e 44 troféus, a organização do evento partilhou com os participantes a oportunidade de integração entre os estudantes e professores, além dos técnicos e estagiários que acompanharam as delegações de cada um dos 18 municípios sede do IFRN espalhados pelo estado.

Isso é o que pensa o professor Moyses Filho, o Mozão: “é de fundamental importância a socialização via esporte, o que é, cada vez mais, uma cultura na Instituição. Oportunidades assim, para as cidades do interior, são chances de conhecer o trabalho que existe dentro do IFRN”, destacou o professor, que integra a equipe do Campus Ipanguaçu.

Realização

Para o professor Andreilson, diretor-geral do campus-sede do evento, pela primeira vez realizado fora da capital, o Intercampi 2017 já é histórico: “superamos todas as expectativas de animação, de empenho e dedicação ao esporte. Isso sem falar no acolhimento dado pelas pessoas de Currais Novos. Tudo foi muito bem, mais do que a gente esperava”.

Para o reitor Wyllys Farkatt Tabosa, "nossa instituição, ao longo de todos esses anos, trabalha voltada ao processo de formação dos nossos estudantes, inclusive na perspectiva das competições esportivas. Além disso, buscamos construir momentos de congraçamento como a participação em eventos como os jogos regionais: aí é que vemos nossos alunos se desenvolvendo, mostrando o resultado do trabalho desenvolvido no Instituto”, havia dito Wyllys.

Seguindo a sequência das competições, os campeões nas 11 modalidades integram a delegação IFRN para a etapa regional dos Jogos dos Institutos Federais, os JIF’s. De 18 a 23 de julho, em Fortaleza, estudantes de todo o Nordeste disputam vaga para o nacional, que acontece em outubro, em Poços de Caldas, Minas Gerais. “Agora são 190 meninos e meninas e mais 25 servidores. Fizemos bonito em Currais Novos e vamos repetir o sucesso no Ceará”, disse o professor Dário Maia, um dos organizadores do evento.

Com o fim do Intercampi 2017, a comissão responsável pelos jogos disponibilizou o resultado final por modalidades, disponível AQUI.


Acesse

Resultado final

Álbum na Fan Page

Palavras-chave:
ensino
servidores

Notícias relacionadas