Editora do IFRN

IFRN e Academia Norte-Rio-Grandense de Letras estudam parceria

Presidente da entidade visitou o gabinete da Reitoria, na manhã de hoje (25)

Publicada em 25/01/2017 Atualizada há 1 ano

O Reitor do IFRN, professor Wyllys Farkatt Tabosa, recebeu na manhã de hoje (25) a visita do Presidente da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras (ANRL), Diógenes da Cunha Lima. O objetivo da reunião foi discutir a possibilidade de estabelecer um protocolo de parceria entre o Instituto e a entidade, a fim de viabilizar a publicação de obras pela Editora do IFRN.

Também participaram do encontro o Pró-Reitor de Pesquisa, professor Márcio Azevedo e a pesquisadora Leide Câmara, autora da obra “Memória Acadêmica”, um livro-revista que documenta cronologicamente a vida da Academia. “É um precioso repositório sobre riqueza da vida da Instituição, que no ano passado completou 80 anos. É um trabalho que está praticamente pronto para ser publicado, portanto, seria uma ótima maneira de iniciarmos essa parceria”, afirmou o Presidente da ANRL.

Diógenes da Cunha Lima sugeriu ainda a reedição do livro “A Vaquejada Nordestina e Sua Origem”, que traz um estudo completo sobre essa prática intrínseca à etnografia do Nordeste brasileiro. “A vaquejada, assim como o rodeio, foi reconhecida oficialmente como manifestação da cultura nacional e patrimônio cultural imaterial, em novembro do ano passado. Sendo assim, estamos num momento oportuno para republicarmos esse trabalho, tendo em vista que já conseguimos autorização por escrito dos detentores dos direitos autorais”, informou.

O Pró-Reitor de Pesquisa disse que essa parceria tem tudo para dar certo, inclusive com a possibilidade de criação de um selo específico intitulado “Os Notáveis do RN”, voltado para as publicações ligadas à Academia Norte-Rio-Grandense de Letras. “Dispomos de toda uma estrutura em nossa editora, que estará à disposição a partir da assinatura do protocolo de parceria. Depois disso já poderemos nos reunir novamente para definir um cronograma junto com a nossa equipe”, afirmou.

De acordo com o Reitor do IFRN, a reunião de hoje foi um passo importante para aproximar as duas Instituições. “Esse tipo de parceria é fundamental para que o nosso Instituto cumpra o seu papel de disseminar o conhecimento.  Além de edições impressas, podemos ainda viabilizar publicações no formato digital, uma vez que também dispomos de um repositório institucional desenvolvido com o propósito de armazenar, divulgar e dar acesso a produções intelectuais”, enfatizou na ocasião.

pesquisa