Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Povos Originários

IFRN divulga uma série de pesquisas científicas sobre povos originários

Trabalhos são desenvolvidos pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas

Publicada por Habyner Lima em 19/04/2023 Atualizada há 1 ano

A Assessoria de Comunicação Social e Eventos da Reitoria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Asce/RE/IFRN) vai dar início, na próxima semana, a uma série de matérias especiais sobre projetos desenvolvidos pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígena Sistêmico (Neabi) do IFRN. Os trabalhos são fruto do Edital nº 1/2022 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, que selecionou projetos em Fluxo Contínuo que tivessem foco na visibilidade dos povos originários.

As produções jornalísticas irão abordar o “Abril Indígena”, fazendo referência ao 19 de abril, data que celebra os povos originários e a diversidade da cultura indígena no Brasil.

A maioria dos trabalhos faz o mapeamento de dados coletados a respeito de estudantes negras e negros e indígenas do IFRN. Ao todo serão abordados 11 projetos, desenvolvidos em 10 campi do IFRN: Apodi, Canguaretama, Ipanguaçu, João Câmara, Mossoró, Natal Cidade Alta, Natal Zona-Norte, Parelhas, Pau dos Ferros e São Paulo do Potengi.

Avelino Lima Neto, pró-reitor de Pesquisa e Inovação, comentou a respeito do edital que possibilitou a execução dos projetos: “as pesquisas desenvolvidas nos NEABI durante os anos de 2022 e 2023 irão fornecer ao IFRN elementos iniciais para mapear e diagnosticar a presença dos estudantes indígenas, bem como suas necessidades. A ideia é, posteriormente, a partir dessa amostra inicial, realizar um diagnóstico mais sistemático e sistêmico, em uma nova pesquisa”.

De acordo com o reitor do IFRN, professor José Arnóbio, as pesquisas poderão ser levadas às instâncias de decisão institucionais e nacionais, auxiliando nos processos de construção e de realização de políticas públicas. “É responsabilidade conjunta fazer o reconhecimento dos povos originários e promover para eles espaços de justiça social”, destacou o reitor.

O Edital possibilitou o desenvolvimento das atividades através de emendas parlamentares do congresso nacional, voltados à Educação Federal no Rio Grande do Norte.

NEABI

O NEABI é uma iniciativa política, pedagógica institucional com o intuito de valorizar as diferentes manifestações culturais de etnias e segmentos sociais, preservando o direito à diversidade. O núcleo é formado por representantes dos alunos, professores, técnico-administrativos e equipe técnica-pedagógica. É responsável por fomentar e promover ações de natureza sistêmica, no âmbito do Ensino, Pesquisa e Extensão.

Palavras-chave:
Povos originários
neabi

Notícias relacionadas