Neabi

IFRN abre caminho para educação quilombola no Alto Oeste Potiguar

Campus Pau dos Ferros irá ofertar curso de segunda licenciatura semi-presencial

Publicada por Habyner Lima em 21/03/2024 Atualizada há 1 mês

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) alcançou um marco importante na educação inclusiva com a aprovação do edital ParFor Equidade. Este projeto é oriunda de uma parceria estratégica entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Ministério da Educação (MEC). A iniciativa visa a criação de um curso de segunda licenciatura em Educação Escolar Quilombola, que será oferecido em formato semi-presencial no Campus Pau dos Ferros, focado especialmente em atender gestores e professores das redes municipais e estaduais no Alto Oeste Potiguar.

O curso tem o objetivo de fortalecer a educação escolar em comunidades quilombolas, oferecendo formação específica para os educadores que atuam ou desejam atuar nessa área. Além disso, espera-se que o curso contribua para a valorização e difusão do conhecimento cultural quilombola, incentivando práticas pedagógicas que respeitem e promovam a diversidade étnico-racial. De acordo com Gilson Rodrigues um dos responsáveis pela articulação do curso, o edital vai preencher algumas lacunas presentes dentro dessa perspectiva: "A ação é uma resposta às demandas por uma educação mais inclusiva e representativa, buscando atender não apenas às necessidades dos educadores e gestores da região do alto oeste potiguar, mas também de toda a comunidade educacional que se beneficiará dos conhecimentos e práticas desenvolvidas no curso. Este projeto representa um avanço significativo na promoção da equidade educacional e na valorização das tradições e culturas quilombolas no Brasil", enfatizou.

A iniciativa é o resultado da colaboração entre diversos setores do IFRN, destacando-se a Coordenadoria de Educação Inclusiva, Diversidade e Direitos Humanos (COEDIH), com contribuições significativas da Assessoria de Educação Etnicorracial (Aseabi).

Quilombos
neabi