premiação

IFRN conquista seis medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Ao todo, oito campi do IFRN receberam medalhas de ouro, prata e bronze

Publicada em 11/11/2019 Atualizada há 1 ano

Estudantes do Campus Parnamirim receberam 3 medalhas de ouro, 1 de prata e 4 de bronze

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou mais uma conquista Nacional. O Instituto recebeu, na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), seis medalhas de ouro. Além da premiação ouro conquistada por estudantes dos campi Mossoró, Apodi, Santa Cruz e Parnamirim do IFRN, alunos dos campi Ceará-Miriim, Nova Cruz, Caicó e Currais Novos receberam medalhas de prata e bronze. A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio, em todo território nacional.

A Olimpíada possui uma única fase que consiste na realização de uma única prova com 10 questões. O exame é realizado, simultaneamente, em todas as escolas participantes e, anualmente, pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional.

A professora de Física do Campus Parnamirim, Aline Gomes, parabenizou todos os alunos que participaram da OBA e destacou que as olimpíadas de ciências "contribuem para a formação científica dos estudantes através de resolução de problemas teóricos e práticos". Aline espera ainda que esse destaque nacional "sirva de incentivo para outros estudantes do Instituto".

O representante da OBA no Campus Apodi e também professor de Física, Francisco de Assis Souza, comentou a importância do evento para os alunos e para o IFRN. "Esperamos que o contato dos alunos com atividades teóricas e práticas de Astronomia e Astronáutica desperte, cada vez mais, o interesse e o prazer em estudar ciências, a fim de que essa premiação sirva de incentivo para mais alunos participarem da competição", disse.