Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CONQUISTAS

IFRN conquista 4 medalhas de ouro, 6 de prata e 15 de bronze na OBMEP

Além das medalhas, os alunos do Instituto conquistaram 140 menções honrosas

Publicada em 30/11/2016 Atualizada há 1 ano

A jornada começou em 22 de fevereiro de 2016 com a abertura das inscrições para participação na 12º edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2016. De lá para cá duas provas foram realizadas, a primeira fase em junho e a segunda fase em setembro. Hoje foi realizada a divulgação dos premiados e os alunos do IFRN são destaques. 

Competindo no nível 3, que corresponde ao Ensino Médio, alunos de vários campi trouxeram para o Instituto Federal do Rio Grande do Norte um total de 25 medalhas, sendo 4 das 4 medalhas de ouro, 6 das 8 medalhas de prata e 15 das 25 medalhas de bronze, além de 140 menções honrosas.

O aluno Nalbert Pietro Martins foi um dos 4 ganhadores das medalhas de ouro e têm em seu currículo outras 14 medalhas em olimpíadas de Física, Astronomia, e claro, Matemática. Para o aluno do Curso Integrado em Informática para a Internet, no Campus Natal-Central, o apoio do IFRN e as competições são formas de aprimorar o desempenho dos estudantes. “É uma junção entre as oportunidades que a Instituição lhe oferece e você encontrar o que mais lhe agrada. Isso vai fazer com que você se esforce para se desenvolver naquela área”, disse o aluno de apenas 16 anos. 

Nalbert não foi o único medalhista de ouro do Instituto, outros 3 alunos do ganharam o primeiro lugar do pódio. São eles: Fredson Silva de Souza Aquino, do Campus Macau, Gustavo Vieira Queiroz e Luiz Carlos Viana Francelino Filho, do Campus Parnamirim. Esta é a segunda vez consecutiva que Luiz Carlos é um dos primeiros colocados na OBMEP e isso abriu para ele essas conquistas abriram muitas portas. "É bem legal ganhar a medalha de ouro duas vezes. Você se sente bem conquistando algo assim, além de abrir muitas portas. Queria ter começado a participar desse tipo de olimpíada antes", falou o aluno do Curso Técnico em Informática. 

Representantes dos campi Currais Novos, Mossoró e Natal-Central conseguiram medalhas de prata e bronze. Alunos dos campi Ipanguaçu e João Câmara também conquistaram medalhas de prata. Medalhas de bronze também foram para os campi Caicó e Parnamirim. 

A representante do Campus São Paulo do Potengi, Iza Ranely, recebeu menção honrosa. A aluna do Curso Técnico em Edificações falou sobre como se preparou para a Olimpíada de Matemática e também ressaltou a importância do apoio do Instituto e dos professores na competição. “Comecei a minha preparação no início de 2016, resolvendo provas antigas e listas de exercícios sobre os conteúdos cobrados. Fiquei muito feliz em passar para a segunda fase, e por consequência, tive que me preparar mais, já que ela era subjetiva. O IFRN colaborou de forma significativa para tal resultado, juntamente com o professor de matemática, Daniel Ecco, que sem dúvidas foi o que mais me incentivou, disponibilizando do seu tempo, até nas férias, para fazer cursos preparatórios que abrangeram os assuntos da segunda fase. Essa menção honrosa, para mim, tem o mesmo peso de uma medalha, pois demostra o quanto me dediquei a OBMEP”, declarou. 

Os alunos medalhistas nesta edição da OBMEP, que em 2017 continuarão no Ensino Médio, foram convidados para participar da 12ª edição do PIC – Programa de Iniciação Científica Jr. O PIC é um programa que aborda questões do ramo da Matemática, onde o aluno pode ampliar seu conhecimento científico contribuindo assim para a construção do seu futuro profissional e acadêmico. O programa de iniciação contará com encontros presenciais e estudos online. Já os alunos que estarão ingressando na Graduação poderão participar do Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME), que oferece a oportunidade de estudos avançados em Matemática simultaneamente com sua graduação. Os participantes do PICME recebem bolsas através de uma parceria feita com o CNPq (Iniciação Científica) e com a CAPES (Mestrado).

Confira os resultados

Medalhas de Ouro

Medalhas de Prata

Medalhas de Bronze

 Menção Honrosa  

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas