Ciência e Engenharia

Febrace 2024: abertura do evento conta com projetos do IFRN

Quatro projetos estão concorrendo ao prêmio final

Publicada por Cecilia Melo em 19/03/2024 Atualizada há 1 mês, 1 semana

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) começou nesta segunda-feira, 18, na Universidade de São Paulo (USP). O evento conta com quatro projetos de pesquisa do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) como finalistas.

Os projetos selecionados tratam sobre auxílio no aprendizado do braile para deficientes visuais, acessibilidade no transporte público para pessoas com deficiência, solução inovadora para deficientes visuais e sustentabilidade e reaproveitamento de resíduos.

Projetos finalistas

Conheça os projetos do IFRN finalistas na Feira:

No Campus Pau dos Ferros, alunos com deficiência visual são maioria dentre Pessoas com Deficiência (PcDs) que frequentam a instituição. Assim, proporcionar acesso ao conhecimento adquirido essencialmente através da visão, como o conceito de cores na física, é um dos objetivos do projeto.

Autores: Nalanda Eduarda Alves da Silva, Évelyn Cavalcante da Costa, Sâmela Desidéria Vieira Bezerra Lemos, Rafaela Medeiros de Souza (Orientação), José de Arimatéia Pinto Magno (Coorientação).

O uso do transporte público por pessoas com deficiência visual pode ser desafiador, principalmente ao interagir com motoristas ou outros passageiros que podem não estar familiarizados com a Libras ou outras técnicas de comunicação visual. Dessa forma, as tecnologias podem trazer soluções para melhorar a acessibilidade no transporte público, como: Exibições visuais, mensagens de texto, tecnologia de voz para texto; onde uma das tecnologias usadas nesse tipo de alternativa são as placas de Arduino.

Autores: Carlos Eduardo Olímpio Souza, Esthefany Rillary Bezerra Soares, Victor Gabriel de Santos, Welton Batista dos Santos (Orientação), Giany Paiva Pedrosa (Coorientação).

O trabalho busca criar um dispositivo eletrônico portátil que ajude pessoas com deficiência visual a aprenderem Braille de forma simples e dinâmica.

Autores: Renan Almeida Bezerril, Maria Heloisa Silva, Carlos Deyvinson Reges Bessa (Orientação), Jacicleide Lourenço Bezerra de Medeiros (Coorientação).

A biomassa pode ser explorada de forma eficaz para que um equilíbrio entre as questões ambientais, econômicas e sociais sejam atingidas. Nesse sentido, os produtos que geram biomassa não podem ser vistos como um insumo, tais como borra de café e o caroço de manga.

Autores: Júlia Mirele de Souza Reinaldo, Luma Vitória Câmara Oliveira, Tassio Lessa do Nascimento (Orientação), Luciana Medeiros Bertini (Coorientação)

Febrace

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) é um programa de talentos em ciências e engenharia que estimula a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil.

Acesse:

IFRN