Processo seletivo

Exame de Seleção 2024: divulgado o resultado final

Pré-matrículas e matrículas acontecem de 25 a 30 de janeiro deste ano

Publicada por Max Praxedes em 23/01/2024 Atualizada há 3 meses

No dia 20 de janeiro deste ano, foi divulgado o resultado final do processo seletivo para os Cursos Técnicos, na modalidade integrada ao Ensino Médio, ofertados pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Ao todo, foram disponibilizadas 3.484 vagas em 21 campi do Instituto, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2024.

Para ter acesso ao resultado final, as pessoas candidatas devem acessar a Área do Candidato, disponível no link: inscricoes.funcern.org, inserir o número de inscrição e a chave de acesso, clicar em "Não sou um robô", e, em seguida, "Acessar". O resultado também está disponível em uma lista geral, divulgada pela Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern), responsável pelo gerenciamento do processo seletivo.

Pré-matrículas e matrículas on-line

Conforme orienta o edital do processo seletivo, a pessoa candidata classificada deverá acessar o endereço eletrônico: https://sso.acesso.gov.br/login e efetuar o seu cadastro. Em seguida, deverão realizar a pré-matrícula, de forma on-line, por meio do endereço eletrônico: https://www.gov.br/pt-br/servicos/matricular-se-em-curso-de-educacaoprofissional-tecnica-educacao-de-jovens-e-adultos-integrado-e-subsequente-ifrn, no período de 25 a 30 de janeiro deste ano.

Após o cadastro, no ato da pré-matrícula, os candidatos aprovados deverão anexar a seguinte documentação:

• 01 foto 3x4 (recente);
  • Carteira de Identidade;
  • Certidão de Casamento ou Nascimento;
  • Título de Eleitor, no caso dos maiores de 18 anos;
  • Certificado de Alistamento Militar, de Dispensa de Incorporação ou de Reservista, no caso dos maiores de 18 anos do sexo masculino, dispensado para: - os maiores de 45 anos no ato do cadastramento; ou - os candidatos estrangeiros;
  • Certificado de conclusão do Ensino Fundamental (frente e verso);
  • Parecer de equivalência de estudos da Secretaria Estadual de Educação para os aprovados que realizaram estudos equivalentes ao Ensino Fundamental, no todo ou em parte, no exterior.

As pessoas candidatas classificadas que não comparecerem no período de pré-matrícula ou não apresentarem toda a documentação exigida, e de uma só vez no período estabelecido, serão consideradas desistentes e perderão o direito à matrícula, gerando vagas remanescentes.

Informações e esclarecimentos adicionais sobre o processo seletivo podem ser obtidos com a Funcern, por meio do e-mail: inscricoesifrn@funcern.br; ou por mensagem de texto, pelo WhatsApp (84) 99410-1813, disponível de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 17h.

22.948 inscritos

De acordo com o coordenador de Acesso Discente do Instituto, professor Everaldo Pereira, o processo seletivo transcorreu tranquilamente: "Desde o processo de inscrição, tivemos um número significativo de candidatos, com 22.948 inscritos, o que é um número bastante razoável e superior a todas as edições anteriores. A prova também ocorreu de forma tranquila, especialmente considerando o baixo índice de ausências, que foi de 6,4% dos candidatos. Todas as fases foram respeitadas dentro dos prazos estabelecidos no edital, culminando com o resultado do último dia 20", declarou.

"Quero inicialmente parabenizar todos os alunos e alunas que estão ingressando em nossa instituição e que terão a oportunidade de estudar no IFRN, um Instituto centenário. As pessoas aprovadas terão a chance de vivenciar muitas experiências novas, no mundo da pesquisa, da extensão, do trabalho e de se envolver em projetos ligados ao esporte, à arte, à política e à tecnologia. Espero que vivam com profundidade o que a instituição tem de melhor a oferecer à sociedade potiguar. Sejam muito bem-vindos e aproveitem intensamente esses quatro anos no IFRN", disse o reitor do IFRN, professor José Arnóbio.

Acesse:

Exame de Seleção 2024