Processo seletivo

Exame de Seleção 2024: caderno de provas e gabarito final estão disponíveis

Resultado final do processo seletivo está previsto para 20 de janeiro de 2024

Publicada por Max Praxedes em 08/12/2023 Atualizada há 3 meses, 1 semana

No dia 26 de novembro deste ano, ocorreu a aplicação das provas do Exame de Seleção do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), envolvendo estudantes de todas as regiões do estado. Nesta edição, estão sendo disponibilizadas um total de 3.484 vagas para os cursos técnicos integrados ao ensino médio, que são oferecidos em 21 campi distintos do Instituto.

As provas foram compostas por um total de 40 questões de múltipla escolha, sendo 20 de Língua Portuguesa, abrangendo diversos aspectos gramaticais e de compreensão textual e 20 questões de Matemática, envolvendo raciocínio lógico na resolução de situações-problema, e diferentes áreas como álgebra, geometria e cálculo.

Por fim, as pessoas candidatas tiveram que realizar uma Produção Textual escrita, onde puderam demonstrar suas habilidades de redação e argumentação. Este ano, foi solicitado um artigo de opinião sobre a seguinte questão: "a responsabilidade pela preservação da Amazônia é de todos os países?".

Agora, os candidatos já podem conferir o caderno de provas completo e também o gabarito final do exame, para verificarem suas respostas e desempenho.

Exame de seleção 2024

Cronograma do processo seletivo

Etapa Data/período
Resultado dos recursos contra o gabarito das questões de múltipla e divulgação do gabarito final 4 de dezembro
Publicação da lista de candidatos convocados para Comissão de Heteroidentificação 29 de dezembro
Aferição de autodeclaração por Comissão de Heteroidentificação 2 a 10 de janeiro de 2024 (dias úteis)
Resultado Final 20 de janeiro de 2024
Pré-matrículas e matrículas De 25 a 30 de janeiro de 2024
Convocação para preenchimento de vagas remanescentes A partir de 7 de fevereiro de 2024

Heteroidentificação

A autodeclaração dos candidatos como negros ou indígenas, realizada no ato da inscrição do processo seletivo, será confirmada através de um procedimento de heteroidentificação, realizado por uma comissão responsável pela validação das informações apresentadas. A operação ocorre de acordo com resolução específica, aprovada pelo Conselho Superior do Instituto (Consup/IFRN).

Segundo o Edital, a aferição de cor-etnia negra (preta ou parda) não se refere à apresentação de documentos ou à ascendência do candidato, mas, sim, conforme as características físicas do próprio candidato.

A pessoa autodeclarada negra deverá preencher e entregar, no momento da aferição, que vai ocorrer entre os dias 2 e 10 de janeiro de 2023, o formulário de autodeclaração e autorização imagem, conforme os anexos VIII e IX do Edital. No local indicado, perante a Comissão Local de Heteroidentificação, o candidato autodeclarado negro deverá realizar os seguintes procedimentos:

• Se posicionar de frente para a câmera do seu equipamento;
  • Responder aos seguintes questionamentos: “Você confirma a sua autodeclaração como candidato preto ou pardo?”; “Você autoriza a gravação em vídeo e uso das imagens do procedimento de heteroidentificação pelo IFRN?”;
  • Mostrar o dorso de ambas as mãos para a câmera, conforme for orientado;
  • Fazer os movimentos para visualização dos perfis de seu rosto, conforme for orientado;
  • Assinar declaração de comparecimento.

Para segurança e integridade do procedimento, todo o processo de aferição será gravado e as imagens permanecerão sob a guarda do IFRN.

Correção da prova discursiva

Os resultados das questões de múltipla escolha e a lista dos candidatos habilitados para a correção da prova discursiva do Exame de Seleção 2024 do IFRN já estão disponíveis para consulta. As pessoas candidatas agora podem verificar o desempenho obtido nas questões de múltipla escolha e conferir se foram selecionados para a próxima etapa do processo seletivo, que consiste na correção da prova discursiva.

Acesse:

Provas